Logo O POVO+
Vítimas da Vila do Mar foram arrastadas, espancadas e baleadas
CIDADES

Vítimas da Vila do Mar foram arrastadas, espancadas e baleadas

| Violência | O grupo de seis pessoas era simpatizante do "Comando Vermelho" e buscavam um baile para se divertir, mas acabaram em uma festa com integrantes da GDE
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
POLICIAIS fizeram buscas na terça-feira passada na Vila do Mar (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA POLICIAIS fizeram buscas na terça-feira passada na Vila do Mar

"Três homicídios consumados, três homicídios tentados". As seis vítimas da Vila do Mar, região oeste de Fortaleza, entre a Barra do Ceará e o Pirambu, foram arrastadas, espancadas, algumas delas baleadas e uma chegou a ser estrangulada com uma corda. Três delas morreram e outras três foram socorridas. O crime aconteceu na madrugada do dia 16, por volta das 2h30min.

A ação aconteceu em via pública, por um grupo numeroso de pessoas e as vítimas chegaram no local para participar de uma festa, mas quando desembarcaram do veículo começaram as agressões, inclusive, sendo retiradas à força do carro. A motivação foi a rivalidade entre organizações criminosas, como apontam as investigações.

As três vítimas que morreram foram identificadas: Rebeca Nicole de Lima Silva, Bruno Evangelista dos Santos e Mateus Evangelista dos Santos. Outras três pessoas, sendo duas mulheres e um homem, conseguiram sobreviver. O POVO não divulga o nome dessas três por questões de segurança.

LEIA TAMBÉMCinco suspeitos de mortes na Vila do Mar são presos

Havia possibilidade de outros corpos (um ou até dois) estarem desaparecidos e enterrados na área da Vila do Mar, numa faixa de areia em frente ao local das agressões. Pelo menos um deles seria de uma mulher. O Corpo de Bombeiros realizou buscas com cães farejadores, na tarde de terça-feira, mas não foi esclarecido se a procura foi encerrada ou segue em andamento.

Toda essa descrição, com execuções, agressões e até tortura, aparece no documento da audiência de custódia, da 17ª Vara Criminal, que converteu as prisões de flagrante para preventivas. A decisão foi assinada na tarde desta quarta-feira, 17.

Ainda na terça-feira, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social divulgou que cinco pessoas foram presas: Isabelly de Sousa Silva, Ewerton Martins da Silva, Nailson Andrade dos Santos, Joicilane Nascimento Ferreira e Antônio Mariano Neto.

Chegou a ser divulgado que Mariano usava tornozeleira eletrônica, ainda após as primeiras horas do caso, mas a informação foi corrigida no andamento da investigação pela delegada Patrícia Aragão, titular da 8ª Delegacia de Homicídios, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Os cinco foram autuados por homicídio qualificado e participação em organização criminosa, mas ainda há pessoas que ainda não foram identificadas e também tiveram participação na ação. As prisões foram feitas por policiais civis e militares. Os presos foram reconhecidos pelas vítimas sobreviventes como integrantes do grupo responsável por espancar e atirar contra o grupo.

Os sobreviventes foram arrastados e espancados por várias pessoas, entre elas os cinco autuados em flagrante. As outras vítimas que foram executadas, além de arrastadas e espancadas, ainda foram alvejadas por tiros e uma delas chegou a ser estrangulada por uma corda.

De acordo com a decisão judicial da audiência de custódia, a motivação para as execuções a tiros, espancamentos e tortura na Vila do Mar foi a rivalidade entre facções criminosas. Os cinco presos em flagrante são, supostamente, integrantes da Guardiões do Estado (GDE) enquanto as vítimas seriam "simpatizantes" do Comando Vermelho (CV).

 

O que você achou desse conteúdo?