Logo O POVO+
Campanha busca verba para reformar casas no Dendê
CIDADES

Campanha busca verba para reformar casas no Dendê

|SOLIDARIEDADE| A partir da ideia de uma arquiteta e da articulação de moradores, projeto contempla três famílias. Reforma depende da arrecadação
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PROJETO realizará reformas em três casas da comunidade  (Foto: BARBARA MOIRA)
Foto: BARBARA MOIRA PROJETO realizará reformas em três casas da comunidade

Marcílio, Fernando e Emanuela. Três moradores da comunidade do Dendê, no bairro Edson Queiroz. Cada um vive com sua família em residências de até 40 metros quadrados e, graças à ideia de uma arquiteta e à articulação de moradores, poderão ter mais conforto e segurança. A expectativa é que suas casas passem por reformas nas próximas semanas; entretanto, ainda é preciso arrecadar os materiais de construção.

"Já temos o apoio técnico e as demandas da comunidade, falta mesmo  conseguir esse fundo. Por isso nos reunimos e estamos lançando a campanha de financiamento", explica Michael Gomes, coordenador do Coletivo Dendê de Luta. "Fomos trocando ideias com as famílias, para entender o que sonhavam para suas casas. Duas das famílias desejam a reforma do banheiro. Para você ver como aqui as coisas são pequenas." 

"Buscamos atender aos desejos das famílias, mas alinhando ao olhar da arquitetura e da engenharia sobre o que seria possível e também o mais necessário para dar segurança e conforto", explicita Juliana Mota, arquiteta que elaborou o projeto e foi selecionada no Edital de Assistência Técnica Habitacional de Interesse Social 2020 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU-CE). "O edital não prevê o pagamento da obra e é daí que estamos nessa campanha para arrecadar a verba. A compra de materiais ficará sob minha responsabilidade, mas não haverá contratação de pessoal", completa.

Como as obras são relativamente simples, o engenheiro civil Kleber Amado, que atua como consultor da campanha, fará a assessoria técnica. Já a mão de obra virá dos próprios beneficiados e em forma de mutirão da comunidade. Um dos objetivo é que cada pessoa envolvida aprenda a forma segura de construção ou reforma e as soluções possam ser replicadas pelo território. Todo o andamento das reformas será gravado e exibido em episódios online, junto das prestações de contas sobre o valor conseguido. Uma espécie de "Lar Doce Lar", quadro de Luciano Huck na TV, feito no Dendê.

Segundo a arquiteta, o objetivo final da arrecadação estará em aberto "para não limitar nem por cima, nem por baixo". Ainda assim, o esperado é alcançar entre R$ 15 mil e R$ 20 mil.

O que você achou desse conteúdo?