Logo O POVO+
Chuvas em fevereiro se recuperam e alcançam média histórica
CIDADES

Chuvas em fevereiro se recuperam e alcançam média histórica

| INVERNO | Precipitações melhoraram na segunda quinzena do mês e assim alcançam a média histórica para fevereiro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
De acordo com relatório, chuva banhou Abaiara, na região do Cariri. 
 (Foto: Wladimir Carvalho/Especial para a CBN Cariri)
Foto: Wladimir Carvalho/Especial para a CBN Cariri De acordo com relatório, chuva banhou Abaiara, na região do Cariri.

Ceará termina o primeiro mês da quadra chuvosa melhor do que indicava o prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A previsão para o primeiro trimestre da quadra chuvosa é de 50% de possibilidade de chuvas abaixo da média histórica, no período de fevereiro a abril. Pelo menos neste primeiro mês analisado, os dados parciais até a tarde de ontem apontavam 138,2 milímetros de chuva no Estado, 16,5% acima da média histórica.

Vale ressaltar que o prognóstico da Funceme, divulgado em janeiro, não é para o mês, mas para o trimestre inteiro. Então, o cenário observado em fevereiro pode não se confirmar em todo o trimestre, com possibilidade de ser melhor ou pior. A mesma projeção de 50% de risco de chuvas abaixo da média foi feita para o trimestre de março a maio, divulgada no último dia 22 de fevereiro. Nos dois prognósticos da Funceme para esta quadra chuvosa, foi apontada 40% de chance de chuvas em torno da média e 10% de ficar acima da média.

As chuvas devem atingir entre 20% e 50% das regiões da faixa litorânea, Ibiapaba, Cariri e Maciço de Baturité.
Foto: REPRODUÇÃO
As chuvas devem atingir entre 20% e 50% das regiões da faixa litorânea, Ibiapaba, Cariri e Maciço de Baturité.

A quadra chuvosa no Ceará vai de fevereiro a maio. Os números para o mês que se encerra são ainda parciais, atualizados até a tarde deste domingo, 28, e sofrerão atualização. Em 2020, a quadra chuvosa foi a melhor da década.

O resultado fica situado na categoria em torno da média histórica e foi alcançado basicamente pela recuperação do nível de chuvas na segunda quinzena do mês. De 1º a 15 de fevereiro, as chuvas ficaram 71% abaixo da média para o mês inteiro. Porém, 16 de fevereiro foi o dia mais chuvoso do mês — e do ano até aqui —, com média de 31 milímetros e precipitações em 147 municípios. O segundo dia em que mais choveu em fevereiro foi neste sábado, com média de 15,6 milímetros e registros de precipitações em 153 municípios. No dia 17, o terceiro mais chuvoso, com 14,9 milímetros em 155 municípios.

Apesar da melhora na segunda metade do mês, este é, pelos números parciais, o fevereiro com menor quantidade de chuvas nos últimos cinco anos. A última vez em que o mês teve registradas tão poucas precipitações foi em 2016, quando ficou 55,2% abaixo da média histórica para o período.

 

O que você achou desse conteúdo?