Logo O POVO+
Lockdown: aglomerações e lojas abertas descumprem decreto em Fortaleza
CIDADES

Lockdown: aglomerações e lojas abertas descumprem decreto em Fortaleza

Estabelecimentos que tentaram atender à meia-porta, feirante reivindicando medidas que ajudem a atividade e protesto de operários da construção civil, que temem os efeitos do coronavírus na categoria. O POVO percorreu diferentes áreas da cidade para verificar a adesão da população ao isolamento social rígido, que vale até o próximo dia 18.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Centro da cidade de Fortaleza. Primeiro dia de lockdown na cidade, sexta-feira (5). (Foto: Fabio Lima/ O POVO)
Foto: Fabio Lima/ O POVO Centro da cidade de Fortaleza. Primeiro dia de lockdown na cidade, sexta-feira (5).

Aos poucos, Fortaleza caminha para se adaptar neste novo lockdown. Válido até 18 de fevereiro, o decreto estadual iniciado nesta sexta-feira, 5, ainda é descumprido por muitos. Quem circula pela capital cearense percebe estabelecimentos não autorizados a funcionar atendendo clientes, tendas e comércio de rua ainda com mercadorias à venda e aglomeração nos espaços.

Neste primeiro dia de isolamento social rígido, o fluxo de veículos foi intenso nas principais vias da cidade. Ônibus lotados circulavam normalmente, como se aquela situação não piorasse a proliferação da Covid-19.

No Centro de Fortaleza, a maioria das lojas, de fato, não abriu ontem. Alguns estabelecimentos insistiram em atender com portas semiabertas. A população em situação de rua, desprovida de auxílio, comida, emprego e dignidade, se aglomerava nas calçadas enquanto acordava para o dia cheio de restrições - regra válida, de fato, para os que tiveram teto para dormir.

Para os que dormem em praças e portas de lojas, conforme Assis Cavalcante, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL Fortaleza), ainda não há novas políticas de contenção para evitar a disseminação do vírus como as que foram adotadas durante a primeira onda da pandemia.

Centro de Fortaleza no primeiro dia de lockdown, sexta-feira (5)
Centro de Fortaleza no primeiro dia de lockdown, sexta-feira (5) (Foto: Fabio Lima/ O POVO)

"As lojas estão fechadas, a movimentação está menor. É difícil ver o Centro assim. Em duas semanas, espero que dê certo, apesar de ficar um pouco mais perigoso pra gente", comenta Lucas Bruno, 21, atendente de telemarketing, que deve permanecer trabalhando presencialmente durante os próximos 14 dias.

Na praça do Ferreira, o jovem "concorda discordando" com a imposição do lockdown. Para ele, medidas mais duras deveriam ter sido tomadas em outras situações, como nas eleições e nas aglomerações no transporte coletivo.

A dez quilômetros dali, a feira livre da Cidade 2000, tradicional às sextas-feiras, não funcionou. Um dos comerciantes que estava no local reclamou da medida de proibição do comércio de serviços não essenciais.

Feira na Cidade 2000. Primeiro dia de lockdown na cidade de Fortaleza (5).
Feira na Cidade 2000. Primeiro dia de lockdown na cidade de Fortaleza (5). (Foto: Italo Cosme? O POVO)

Paulo Bessa, 63, proprietário de uma banca de venda de roupas na feira livre, conta que há 16 anos trabalha no local. "Tenho permissão da Prefeitura nesse ponto. No período de isolamento mais rígido vamos passar mais tempo sem abrir. É um absurdo, porque nosso ponto é livre, não tem aglomeração. Deveria ter mais condições para essa parte do comércio voltar às atividades", reivindica.

Questionado sobre o medo do aumento de casos e mortes causado pela Covid-19, ele diz: "eu tenho medo de não poder trabalhar". Paulo estava no local apenas para passar o tempo ou encontrar com alguém que resolvesse pagar mercadorias "fiadas" adquiridas anteriormente.

Feira e comércio ao ar livre em Messejana, durante o primeiro dia de lockdown da cidade de Fortaleza
Feira e comércio ao ar livre em Messejana, durante o primeiro dia de lockdown da cidade de Fortaleza (Foto: Fabio Lima/ O POVO)

O POVO também visitou o bairro José Walter, em Fortaleza, e registrou descumprimentos ao decreto governamental que proíbe funcionamento de estabelecimentos e impõe lockdown na capital cearense.

Nas principais vias do bairro, estabelecimentos, proibidos de funcionar, com portas semiabertas atendem e recebem clientes. As lojas vão desde material esportivo e roupas femininas até assistências técnicas para produtos eletrônicos.

Tendas próximas aos conjuntos habitacionais também continuam funcionando. Assim como as feiras nas principais vias da região. A população também se aglomera e não utiliza máscaras de forma correta nas vias, por onde grande quantidade de veículos ainda circula.

Comércio de produtos nas principais vias do bairro José Walter mesmo com decreto para lockdown em Fortaleza
Comércio de produtos nas principais vias do bairro José Walter mesmo com decreto para lockdown em Fortaleza (Foto: REPRODUÇÃO /WHATSAPP)

Enquanto na Beira Mar a Polícia teve de abordar a população que teimava em se exercitar nos espaços públicos, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil da Região Metropolitana de Fortaleza, setor com funcionamento permitido, percorreu seis grandes obras na Capital para pedir por adoção de medidas sanitárias contra a Covid-19. A entidade também quer que os trabalhadores afetados pela doença não tenham os dias de isolamento e recuperação descontados. Conforme os representantes, mais de 150 pessoas do setor já morreram em decorrência do vírus.

Trabalhadores da construção civil de Fortaleza e Região Metropolitana realziam protesto cobrando melhores condições de trabalho e pedindo prioridade na vacinação contra Covid-19
Trabalhadores da construção civil de Fortaleza e Região Metropolitana realziam protesto cobrando melhores condições de trabalho e pedindo prioridade na vacinação contra Covid-19 (Foto: Fabio Lima)

“Não dá para gente voltar ao trabalho, botar a economia para andar, enquanto a grande maioria de nós trabalhadores está se contaminando, estamos morrendo”, comentou Francisco Roberto, secretário de finanças do sindicato.

O que você achou desse conteúdo?