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Busca por alunos desistentes é pouco tratada nas escolas no Estado
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Busca por alunos desistentes é pouco tratada nas escolas no Estado

|Educação| Levantamento feito com 123 cidades cearenses apresenta diagnóstico das redes municipais em 2020 e desafios previstos para este ano
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Volta das aulas presenciais tem sido ponto de debate entre famílias, professores e gestores (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR Volta das aulas presenciais tem sido ponto de debate entre famílias, professores e gestores

Pesquisa com 123 municípios do Ceará mostra desafio no trato com professores durante a pandemia da Covid-19. O primeiro deles aponta que quase metade das redes de ensino não ofereceram formação aos docentes ano passado. Segundo: entre os que ofertaram (64), o tema menos tratado é justamente a busca ativa como enfrentamento à evasão escolar dos estudantes.

Nas formações, os assuntos mais tratados foram o protocolo de segurança sanitária nas escolas (59) e tecnologias para ensino remoto (49). Situação diferente da busca ativa, discutida por 12 cidades.

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Assim como as redes cearenses, a busca ativa é o menos citado quando trata-se das formações dos professores no País: cerca de 16,4% afirmaram tratar do tema. Chama atenção um dado comparativo entre o Brasil e o Ceará: enquanto cerca de 33% municípios cearenses discutem o acolhimento dos estudantes, no País esse percentual chega a 72,1%.

Os dados são de pesquisa da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) em parceria com o Itaú Social e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizada entre os dias 29 de janeiro e 21 de fevereiro. Em todo o Brasil foram 3.672 redes de ensino respondentes, o que corresponde a 65,9% das matrículas públicas nas cidades. O POVO teve acesso com exclusividade aos dados referentes ao Estado do Ceará. O levantamento tenta diagnosticar o ano letivo de 2020, como 2021 está sendo planejado, formação de professores, protocolos de segurança e as dificuldades principais das secretarias.

Para 2021, 2 a cada 3 redes cearenses respondentes à pesquisa ainda estão construindo protocolos de segurança para volta às aulas. Em relação aos protocolos pedagógicos, 70% dos dirigentes municipais estão em processo de discussão.

Para 56% das cidades, a maior dificuldade é o acesso dos estudantes à internet, seguido da adequação da infraestrutura das escolas públicas municipais contra a Covid-19. Outro ponto crítico, conforme os respondentes, é o acesso dos professores à internet.

Todas as redes municipais de ensino concentraram as atividades por material impresso e orientações por WhatsApp. Na apresentação dos dados, há um ponto de atenção. Em maio e junho, quando uma pergunta similar foi feita, 37 redes municipais apontavam exercícios impressos como parte da estratégia. Para 63 cidades a participação dos estudantes ficou acima de 75%. Enquanto 38% apontaram participação entre 50% e 75%.

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Neste ano de pandemia, 5,5 milhões de crianças e adolescentes em todo o País ficaram sem atividades escolares ou não frequentaram a escola. Com isso, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), UNDIME e parceiros lançam mais uma vez a Busca Ativa Escolar (BAE) 2021. No Ceará, 93% das cidades aderiram ao programa.  

 

Dados do Ceará

Amostra:

Não respondente: 61 (33%)

Respondente: 123 (67%)

Estratégias adotadas
em 2020

Material impresso: 125

Orientações pelo Whatsapp: 123

Orientações on-line por aplicativos diversos: 109

Videoaulas gravadas: 102

Videoaulas online ao vivo: 51

Plataformas educacionais: 42

Aulas pela TV: 15

Aulas pelo rádio: 4

Estimativa de estudantes que realizaram efetivamente as atividades não presenciais*

Ainda não foi estimado: 13

75% a 100%: 63

50% a 75%: 38

25% a 50%: 2

0% a 25%: 1

*117 municípios responderam

Temas mais abordados nas formações de professores, gestores e demais trabalhadores em educação*

Protocolos de segurança sanitária nas escolas: 50

Tecnologias para ensino remoto: 49

Planejamento do curriculum continuum: 43

Acolhimento e competências socioemocionais: 41

Protocolos pedagógicos: 34%

Implementação de ensino híbrido: 33

Reorganização do calendário letivo 2020 e 2021: 24

Avaliação da aprendizagem: 23

Protocolos de segurança sanitária nos transportes: 21

Busca Ativa como enfretamento à evasão escolar: 12

*64 municípios responderam pois apenas esses realizaram encontros de formação

FONTE: UNDIME, UNICEF, ITAÚ SOCIAL

 

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