Logo O POVO+
Rondas de pelotões da GMF nas regionais devem começar em abril
CIDADES

Rondas de pelotões da GMF nas regionais devem começar em abril

Profissionais passarão por treinamentos de policiamento comunitário antes de irem às ruas; 254 guardas recém empossados serão incluídos no contingente
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
254 guardas recém-empossados serão incluídos no contingente (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA 254 guardas recém-empossados serão incluídos no contingente

Os pelotões de rondas da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) pelas 12 Regionais da cidade deverão começar no próximo mês de abril. O prazo foi informado pelo titular da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), coronel Márcio Oliveira, nesta quarta-feira, 26, durante a posse de 254 guardas municipais recém convocados.

Antes de irem às ruas, os profissionais deverão passar por uma série de treinamentos sobre segurança comunitária. A prefeitura deverá também receber novas viaturas e motocicletas para abastecer os profissionais que serão divididos pela cidade.

Segundo Oliveira, o reforço visa possibilitar que os pelotões sejam implementados sem prejudicar medidas já existentes no cronograma da Guarda. Os contingentes de cada bairro deverão ser definidos a partir do número de equipamentos públicos e população ali residente.

“Eles vão começar a fazer um treinamento específico de alguns programas. Programa de segurança comunitária, programa de atuação ostensiva com motocicletas, programa especial para as escolas e a descentralização dentro das regionais. A gente vai regionalizar a atuação da Guarda nas 12 Regionais”, detalha o secretário.

Entre os guardas que irão compor esse projeto, intitulado Pacto Fortaleza Segura, estarão os 254 guardas municipais empossados nesta quarta-feira. Os agentes são a primeira leva de convocados entre os 508 aprovados no concurso de 2023 para a GMF, e que tiveram nomeação anterior anulada pelo atual prefeito Evandro Leitão (PT).

 

Entre estes está Vinícius Crispim, que assumiu o posto de forma oficial durante a cerimônia realizada no Ginásio Poliesportivo da Parangaba. Após dois anos de espera, ele conta o orgulho de adentrar a corporação que admirou ao longo de vários anos.

“Não sei nem descrever com palavras depois de tanto tempo esperando. Quase dois anos. Ter feito todas as fases, passado por dificuldades e hoje estar aqui com a família é um momento gratificante demais. Eu via na rua e era uma farda que eu tinha vontade de vestir. Poder vestir hoje é inexplicável”, conta o recém empossado.

Além destes, uma nova turma dentre os aprovados no concurso de 2023 aguarda a nomeação, que conforme publicado pelo O POVO, deverá ocorrer no início de 2026. Ainda no evento, Leitão anunciou que irá rever o Plano de Cargos e Carreiras (PCCS) da Guarda Municipal até o fim da gestão, em 2028.

Toda a Guarda Municipal deverá ter armamento, afirma prefeito

Além da ação nas regionais, o prefeito confirmou também a autorização para o uso de armamento por guardas municipais em toda Fortaleza. De acordo com Evandro, o objetivo da Prefeitura é de que todos os mais de 2 mil agentes da GMF disponham de armamento para atuar na cidade.

Para isso, estes deverão passar por treinamento específico e obter autorização junto à Polícia Federal (PF). Cerca de 800 agentes da GMF já obtiveram a certificação junto à PF, enquanto outros 300 estão em treinamento.

“Nós temos já armas para todos. Agora, óbvio, isso vai ser feito de forma paulatina e capacitando, treinando e todos tendo autorização da Polícia Federal para que possam utilizá-las”, explicou o gestor.

O anúncio do prefeito ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) reconhecer como constitucional a criação de leis municipais para que os guardas atuem em ações de segurança urbana. A decisão foi tomada na última quinta-feira, 20, e pondera que a atuação das guardas não deverá sobrepor à da Polícia Militar.

Guarda já iniciou patrulhas nas areninhas

Antes dos pelotões em cada Regional, a GMF já reforçou as patrulhas nos entornos das areninhas, equipamentos que foram alvo de violência urbana ao longo de 2024. Conforme a gestão, o incremento já faz parte da intensificação da patrulha nos bairros.

“A gente já está começando com as areninhas, no programa Areninha Segura, e a gente continua a andar nos bairros. A guarda municipal nunca deixou de andar nos bairros. O que vamos fazer é intensificar”, pontua a comandante da GMF, inspetora Cristiane Correia

Para Correia, essa aproximação é necessária para que a população conheça e confie no trabalho da Guarda Municipal. Ela também destaca o papel que a Guarda possui de possibilitar o desfrute seguro de equipamentos públicos como praças e hospitais.

“Queremos fazer essa segurança mais próxima, chegar aos bairros, falar com a população, saber o que estão precisando, e [assim] o trabalho da Guarda Municipal ser mais sentido dentro de Fortaleza e merecem ainda mais receber esse serviço”, conclui.

Toda a Guarda Municipal deverá ter armamento

Além da ação nas regionais, o prefeito confirmou também a autorização para o uso de armamento por guardas municipais em toda Fortaleza. De acordo com Evandro, o objetivo da Prefeitura é de que todos os mais de 2 mil agentes da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) disponham de armamento para atuar na Cidade.

Para isso, estes deverão passar por treinamento específico e obter autorização junto à Polícia Federal (PF). Cerca de 800 agentes da GMF já obtiveram a certificação junto à PF, enquanto outros 300 estão em treinamento.

"Nós temos já armas para todos. Agora, óbvio, isso vai ser feito de forma paulatina e capacitando, treinando e todos tendo autorização da Polícia Federal para que possam utilizá-las", explicou o gestor.

O anúncio do prefeito ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) reconhecer como constitucional a criação de leis municipais para que os guardas atuem em ações de segurança urbana.

A decisão foi tomada na última quinta-feira, 20, e pondera que a atuação das guardas não deverá sobrepor à da Polícia Militar.

Posse

Uma nova turma dentre os aprovados no concurso de 2023 aguarda a nomeação, que - conforme publicado pelo O POVO -, deverá ocorrer no início de 2026

O que você achou desse conteúdo?