Logo O POVO+
Câncer de mama não tem idade
Ciência e Saúde

Câncer de mama não tem idade

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Priscila de Jesus, de 23 anos, natural de Salvador-BA, descobriu câncer de mama aos 19 anos. É co-fundadora do projeto "Se cuida, preta" (Foto: Fernanda Barros| Especial Para O Povo)
Foto: Fernanda Barros| Especial Para O Povo Priscila de Jesus, de 23 anos, natural de Salvador-BA, descobriu câncer de mama aos 19 anos. É co-fundadora do projeto "Se cuida, preta"

A maioria dos tumores nas mamas surgem após os 50 anos, dizem as estatísticas. Recentemente, a Ciência vem apontando que em mulheres negras eles podem aparecer antes dos 40. Ainda assim, Priscila de Jesus não imaginava que o autoexame aos 19 seria o início de diversos exames e tratamentos.

"Cocei o meu seio e percebi que estava algo diferente, porém não passou a ideia de ser um câncer de mama, devido à minha idade", conta. "Fiz uma ultrassonografia e fui tranquilizada pela médica que disse: 'É apenas um nódulo comum, você é nova para ser câncer'." Como o nódulo continuava crescendo, ela buscou uma mastologista e fez exames de investigação. "Depois de vários meses, recebi o diagnóstico de carcinoma ductal invasivo no grau 3 e precisaria começar imediatamente o meu tratamento."

Para uma jovem que não tinha passado por uma cirurgia, ir à sala de operação foi assustador. Ainda assim, o período mais difícil veio depois: o tratamento quimioterápico. “Fiquei bastante debilitada. Sempre fui uma pessoa ativa, então foi bem complicado, incluindo psicologicamente”, lembra

Naquele momento, a rede de apoio foi essencial. “Amigos, família, profissionais de saúde e pessoas que eu não tinha um vínculo diário, mas estavam disponíveis e emanando bons pensamentos", cita a estudante de Geografia e empreendedora, hoje aos 23 anos. "Ter acompanhamento psicológico foi algo que me ajudou bastante também. E a minha fé em Deus que era constante", completa.

O que você achou desse conteúdo?