Logo O POVO+
compromisso de frear as mudanças climáticas
Ciência e Saúde

compromisso de frear as mudanças climáticas

| COP26 | Encontro em Glasgow, na Escócia, reúne países para análise de planos de redução de emissões de gases do efeito estufa
Edição Impressa
Tipo Notícia

De 31 de outubro a 12 de novembro, pelo menos 120 chefes de Estado e governo e centenas de ONGs e movimentos sociais estarão em Glasgow, na Escócia. É lá que acontece a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26). O evento é aguardado como a chance de os países concordarem em ações mais ambiciosas até 2030, período chave para conseguir limitar o aquecimento do planeta em 1,5°C.

"Este ano será o primeiro em que os países terão a oportunidade de rever suas metas propostas dentro do escopo do Acordo de Paris, para que a conta final da redução de emissão de gases de efeito estufa chegue de fato ao necessário", explica Beatriz Azevedo, advogada e ambientalista. O Acordo, assinado em 2015, prevê que a cada cinco anos os países podem enviar novas contribuições nacionalmente determinadas, as NDC. A dez dias da reunião, apenas 115 das 192 NDCs tinham sido enviadas.

Além dessa revisão, o foco da COP26 é "fechar os pontos em aberto", como coloca Beatriz Pagy, consultora do UNFCCC High Level Climate Champions. "Um ponto importante é a criação de um mercado de carbono comum previsto no Artigo 6⁰ do Acordo de Paris, que é bastante polêmico", indica. "O financiamento para países menos desenvolvidos também é outro ponto que deve surgir. Especialmente sobre a mobilização de 100 bilhões de dólares por ano, que nunca foi atingida."

Serão dezenas de reuniões e debates com um plano de fundo complexo: a pandemia de Covid-19 e as consequências socioeconômicas e políticas criadas nos dois últimos anos. "Não acho que essa será uma COP forte e significativa. Se conseguirmos superar alguns desses pontos das negociações passadas já será um ganho", opina Pagy. Para ela, a questão central é que medidas propostas sejam colocadas em prática.

O que você achou desse conteúdo?