Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Alan Neto: Glamour & beleza

esportes

- LONGO tempo percorrido, três anos pra completar meio centenário, trata-se de caso, certamente, inédito em termos de evento esportivo em todo o Brasil.

 

- SÉRGIO Ponte, o perfeccionista, conseguiu este feito sem que deixasse passar ano sequer. A Noite das Personalidades Esportivas deixou de ser marca cearense pra ser grife nacional.

 

- LEVA o nome de jornalista Flávio Ponte, irmão de Sérgio, e nosso, que se foi tão cedo exatamente quando evento de hoje chega ao número 47. Novo demais pra quem ainda pensava ter tantos desafios pela frente.

 

- FLÁVIO fez história, aqui no O POVO, como editor-chefe durante muito tempo, além de abiscoitar um título Esso de reportagem quando naquele tempo era algo quase impossível de acontecer a um jornalista do Nordeste, ainda por cima um cearense.

 

- A FESTA é o coroamento, hoje à noite no Marina Park, mais precisamente no suntuoso Atlântico Hall, do ano de ouro do futebol cearense, quando nossas três maiores forças (Ceará, Fortaleza e Ferroviário) conseguiram três feitos retumbantes.

 

- FORTALEZA, coincidência no seu centenário, logrou sair direto da Série B, a qual disputou apenas um ano, pro Brasileirão, numa campanha invejável liderando quase toda a competição, jamais saindo do G-4 e do pódio principal apenas duas vezes. Dentre tantas estrelas que ostentam sua camisa gloriosa, em 2019 vai colocar a principal de todas elas, de campeão brasileiro da Série B. Pode haver feito maior do que este na longa trajetória do tricolor de aço? A história não registra.

 

- CEARÁ, rival maior, após campanha onde passou mais tempo na zona de rebaixamento do que fora dela, conseguiu dar arrancada na reta final do Brasileirão, livrando-se de voltar a Série B, que seria trágico. Neste quesito funcionou o efeito Lisca, salvador da pátria. Não é obra do acaso que um técnico consiga repetir o mesmo feito ao livrar o Ceará de cair pra Série C três anos atrás. A reviravolta alvinegra foi a consagração de Lisca, diante de elenco de tão parcos recursos, precisamente a conta do chá. Só o futebol pode explicar tais mistérios.

 

- FINALMENTE o Ferroviário, cujo ano foi de sucessos repetidos, até desaguar na Série C, onde o Fortaleza penou durante oito longos anos. Com um detalhe. Na Série D disputou sete mata-matas seguidos, todos eles decidindo fora de casa. A história coral também não registra feito igual.

 

FOCO PRINCIPAL

 

- SÉRGIO Ponte já tem o prato feito e suculento pra nortear o evento de hoje. Explorar exatamente o feito das três maiores forças, não só pelo ineditismo, quanto pela dimensão que dará, em termos nacionais ao futebol cearense no ano de 2019.

 

- TANTO assim que os principais protagonistas serão os presidente Marcelo Paz e Robinson de Castro, o primeiro escolhido dirigente ano, quase pela unanimidade da crônica. Robinson terá homenagem especial, a exemplo de Walmir Araújo, a quem o Ferrão deve sua volta ao grupo de elite do futebol cearense, depois daí só elencou vitórias e sucessos.

 

DISPUTAS ACIRRADAS

 

- SE ao Fortaleza coube a honra maior de ter seu jovem presidente, Marcelo Paz, com o melhor do ano, ao Ceará coube a escolha de Lisca como melhor treinador, em disputa acirrada com Ceni, diferença um voto. Ceni se firmou como técnico precisamente aqui. Mas Lisca teve mérito de salvar Ceará de catástrofe. Se houvesse premiação dupla, os dois mereciam.

 

- NA escolha do craque, zebra maior. Quando se aguardava fosse Gustagol, o artilheiro do Brasil, ou Arthur, coroado rei pela torcida do Ceará, eis que deu o cearense de Cariús, Edson, aliás, com larga vantagem. Tinha dito uma vez pra explicar a escolha, volto a repetir - ser goleador pelos dois clubes de maiores torcidas é uma tarefa quase óbvia.

 

- CARIÚS desbancou os dois vestindo a camisa do Ferroviário, após ser revelado pelo Floresta, onde também foi seu principal goleador. Pra completar o feito, está entre os cinco maiores artilheiro do Brasil, logrando o terceiro lugar.

 

QUEM É QUEM

 

CINTHIA Medeiros, será a apresentadora ao lado de Sérgio Ponte. Aliás, a melhor que todas as Noites tiveram.../// FELIPE Jonatan, no frescor dos 20 anos, revelação da temporada, deu entrevista de adulto último sábado nas Frias contando passagens interessantes de sua história de garoto pobre do Bom Jardim... /// CAMPEONÍSSIMO Christus mais uma vez dá a atleta amadora da temporada por investir forte no esporte amador.../// EXIGÊNCIA de traje passeio para homens revela que um evento de tanto brilho precisa impor normas e disso Sérgio não abre mão.../// AUTORIDADES estarão presentes, governador Camilo como personalidade do ano, no fecho de ouro desta festa de hoje à noite. Um evento cearense do tamanho do Brasil.

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais