Barber shop. Adeus ao visual "cantor sertanejo"

"Para o mercado da beleza não existe crise", diz presidente Gurgel do Amaral, da Associação dos Cabeleireiros do Ceará (ACC), que realizou, no Centro de Eventos, o 28º Encontro Regional da Beleza. A maior feira beauty do Norte-Nordeste recebeu a visita de cerca de 90 mil pessoas, em três dias de evento.
Em um cenário delicado na economia, mercado da beleza já apresenta 2,77% de crescimento, neste ano, em relação a 2017, por volume de negócios. O bom desempenho se deve à beleza estar diretamente ligada à autoestima e também ao aumento da preocupação dos homens com a aparência.
São homens super bem cuidados que traduzem a pujança do setor, iguaizinhos ao ator Rômulo Arantes Neto que faz o papel do galã Mauro César, na novela "Espelho da Vida". Cabelos bem cortados na tesoura, em camadas, com franjão que pode virar um topete (uma preferência masculina super em alta). Bigodinho bem feito, delineado na navalha e corpo respirando saúde e um ar rock and roll.
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"Nos últimos cinco anos, o segmento de produtos masculinos cresceu 16% no Brasil", diz Gurgel. Já somos o segundo maior consumidor do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos", revela ele.
OS MELHORES - Foram justamente os produtos e serviços masculinos que mais chamaram atenção no evento, com lounges diferenciados. O Dom Rofectt, por exemplo, foi um dos mais interessantes, oferecia de cerveja a cachaça e também produtos de beleza. Tudo fabricação própria.
O lounge da Alfa Look, grife brasileira de barbeiros tratados como verdadeiras estrelas das tesouras, navalhas, texturizações e das colorações, deu um show com apresentações ao vivo e realizando o Campeonato Nacional de Barber Shop.
CORTE E TEXTURA - Dentro as técnicas, os cortes de cabelo com tesouras foram os que mais se destacaram, o freestyle, com desenhos feitos à máquina de corte, finalização, contorno e graduação. Independentemente do tipo de corte, cabelos com textura são #tudo. A pomada de efeito mate e natural é a queridinha, seguida pela cera que deixa os fios modelados e firmes.
BARBA E CABELO_
OS HOMENS ESTÃO MAIS EXIGENTES
O barbeiro e instrutor técnico Imperador Guilherme Oliveira, estrela do mundo barber e que visita o nosso Ceará pela quinta vez, comandou o Alfa Look, um dos lounges mais movimentados do 28º Encontro Regional da Beleza do Ceará, com apresentação dos dez finalistas do Campeonato Nacional de Barber Shop. Entre um show hair e outro, Guilherme, de visual street wear, nos concedeu entrevista e revelou as tendências em cortes masculinos.
O POVO - Qual a tendência em corte masculino?
GUILHERME IMPERADOR - Vai de cortes mais urbanos, freestyle, passando pelos cortes mais clássicos, feitos na tesoura.
OP - O corte na tesoura, qual é o resultado?
GI - Pegada mais natural, corte em camadas e fácil de manter em casa, de resultado texturizado com pomada ou cera.
OP - Vemos muitos cortes de cabelo com laterais raspadas ou bem baixinhas. É uma tendência?
GI - Corte mais baixo nas laterais dominou ano passado, mas aposto em uma pegada mais clássica, com tesoura.
OP - O que significa o corte de cabelo masculino clássico?
GI - Bem Anos 70 e 80, totalmente feito na tesoura, texturizado e com topete volumoso.
OP - Homens pintam os cabelos?
GI - Já encontramos homens que pintam os cabelos, de fios platinados, mas o brasileiro deveria ousar mais. Somos muito tímidos ainda.
OP - Qual o produto para cabelo que não pode faltar?
GI - A pomada para um acabamento mate e natural dos penteados, com textura.
NOSSAS ESCOLHAS_
Cabelos em dia
1_ Pomada Modeladora Barba Cabelo Bigode Man (R$ 35), da Dom Rofectt. Inf.: (011) 96405-421; 2_ Pomada Modeladora (R$ 33,90), da Charming Black; 3_ Pomada Modeladora Murumuru (R$ 19,90), da Natura Homem.
MUNDO FOR MEN_
DE CACHAÇA A SHAMPOO
Cesar Benetti, da Barber Shop Dom Rofectt, apresentou em seu estande produtos diversificados que integram o novo conceito de barbearia, o barber shop, que vão de cerveja, passado por cachaça e produtos de beleza, tudo junto. Dentre os destaques, a pomada modeladora Dom Rofectt, indispensável no nécessaire dos homens.
Umas pomadas são à base de água, mais secas e que dão mais volume. Indicadas para homens que têm cabelos mais finos ou oleosos. Outras pomadas são à base de óleo, mais fluidas e indicadas para cabelos mais grossos.
MERCADO BEAUTY_
Escolhas da semana. aposte!
Selecionei produtinhos #mara do Encontro Regional da Beleza bem no conceito "beleza para todos", ou seja: preços acessíveis e produtos de qualidade. E mais: os lançamentos
1_ BB Cream 10 (preço médio: R$ 69), da MAB Possui vitamina E, possui ativos para definir os cachos e minimizar o frizz e ajuda a deixar o cabelo mais sedoso e com melhor caimento; 2_ - Brume, da Catherine Hill (Preço Médio: R$ 42,90) Ajuda na fixação da make. Santa Maquiagem. Inf.: (85) 99697-2222; 3_ Fixier Spray (preço médio: R$ 225), da Kryolan. Transforma qualquer maquiagem em à prova dágua. Perfeito para seu usado em cimas quentes; 4_ Luna Intenso (R$139,90), da Natura Com fragrância intensa, combinado com notas florais; 5_ Creme Corporal (R$ 59,90), da The Body Shop Deliciosa loção corporal, com aparência de iogurte, 100% vegana e não pegajosa; 6_ Minéral 89 (preço médio: R$ 132,89), da Vichy Mega hidratante, antirrugas, possui ação preenchedora, produto em gel e ainda é oil free; 7_ Lime Crime (preço médio: R$ 110), da Velvetine. Batom líquido com acabamento matte, não transfere.
Roberta Fontelles Philomeno