Uma nova operadora popular
COMEÇOU SEM ALARDE
Há uma nova operadora de planos de saúde atuando no mercado do Ceará e posicionada com preços mais populares. A LIV Saúde, por enquanto, está apenas no estado e tem como parceiro estratégico o Instituto do Câncer do Ceará (ICC). Hoje opera com oito pontos de atendimento em Fortaleza e mais um em Maracanaú, Pecém e no Cariri Shopping, em Juazeiro do Norte. Até março, a meta é chegar a 13 pontos de atendimento na Região Metropolitana da Capital.
A rede não é apenas própria. O CEO do ICC, Pedro Meneleu, disse que há rede de hospitais credenciados, além do ICC, como São Camilo e Otoclínica. Segundo ele, mesmo não sendo uma operadora verticalizada, ou seja, apenas com rede toda própria (o modelo bem sucedido do Hapvida, porque garante controlar melhor os custos), o LIV consegue escala. Ele destaca como trunfo a solução de inteligência artificial médica da IBM, o Watson Health. “Seguimos a lógica da assistência integral, com o desfecho melhor possível e a custo acessível, graças à Inteligência artificial e à gestão das linhas de cuidado”, afirma Pedro.
CARROS
Haus será nova BMW
Tem data marcada para 15 de dezembro a abertura da Haus Motors, nova concessionária BMW em Fortaleza. Ela substitui a Welle Motors e ficará onde hoje funciona uma loja da Grande Fortaleza (Volkswagen), na avenida Washington Soares. Esta filial da Grande Fortaleza fecha as portas dia 30, quando começa a adaptação do endereço, de alemã para outra alemã. A concessionária é mais uma operação do grupo baiano GNC, já dono da Codisman (Chevrolet), Grande Coreia (Hyundai) e GNC Suécia (Volvo). A entrada da Haus marca a saída da Welle Motors. Ao tempo em que fecha a Grande Fortaleza, o grupo GNC passa a bandeira Volkswagen para os donos da Welle, o grupo Meira Lins, de Pernambuco. Meira Lins abrirá na Santos Dumont, onde funcionava a Suzuki Sol, do grupo cearense C. Rolim. É uma troca.
TECNOLOGIA
Plataforma para gestão de obras
A Aval Tecnologia, empresa cearense com foco em desenvolver soluções de tecnologia em gestão para construção civil, foi a primeira do setor a fechar parceira com o Embrapii (Organização Social bancada com dinheiro federal), via o polo de inovação do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Desde de sua criação, em 2013, o Embrapii já investiu R$ 700 milhões em 400 projetos. O resultado da parceira com a Aval Tecnologia é uma plataforma de gestão de obras com foco na aplicação de tecnologias da Indústria 4.0, como internet das coisas, no canteiro de obras. A empresa tem sede em Fortaleza e filiais em Recife e São Luís. Pretende vender o produto em todo Brasil.
PESQUISA
Cajuína da lata
É fruto da Embrapa Agroindústria Tropical (CE) com as empresas Natvita e a T%u0133uca Alimentos, também de Fortaleza, a primeira cajuína orgânica em lata, à venda em grandes redes de supermercados do País. A Embrapa garante não conter químicos nem ingredientes de origem animal, como gelatina, por exemplo. A embalagem de alumínio preserva o produto da luz e permite que ele seja comercializado em áreas mais competitivas dos supermercados.
JOGO RÁPIDO
Quem pretende fi car faz lobby, quem pretende sair, faz também. Mas o governador Camilo Santana, a preços de hoje, só quer anunciar nomes em dezembro. Está perto.
HOMENAGEM
Troféu Empreender
Micro e pequenos empresários, que se destacaram durante o ano, serão premiados na 6ª edição do Troféu Empreender, a ser realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), dia 26, às 19 horas. A premiação é uma iniciativa do Grupo de Comunicação O POVO e da Fundação Demócrito Rocha (FDR).
Horizontais
RaioX - Estreia domingo no O POVO o primeiro de três cadernos RaioX. O primeiro trata da saúde e educação. Entre os articulistas, Cláudio Moura Castro. A vice-governadora Izolda Cela é entrevistada. Haverá uma série de programas de rádio e dia 6 acontece evento no Gran Marquise.
Rádio - De segunda a sexta tem Blog Jocélio Leal na rádio O POVO-CBN (95.5 FM e AM 1010)