Logo O POVO+
Governo faz balanço ressaltando equilíbrio fiscal e investimentos
DOM

Governo faz balanço ressaltando equilíbrio fiscal e investimentos

| Ceará | Camilo reuniu secretariado e presidentes dos órgãos no 2º dia de avaliação e planejamento
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O ENCONTRO com secretários também discutiu o planejamento de desafios e metas para 2020 no Ceará (Foto: MAURI MELO)
Foto: MAURI MELO O ENCONTRO com secretários também discutiu o planejamento de desafios e metas para 2020 no Ceará

Camilo Santana (PT) encerrou ontem o balanço com secretários e presidentes de órgãos vinculados que serviu para avaliar o ano de 2019 e projetar as prioridades do Governo do Estado em 2020. Nos dois dias de encontro, no Palácio da Abolição, o governador alertou para mais eficiência nas pastas, com o objetivo de manter positivo o equilíbrio fiscal do Estado, além de atuar com foco nos investimentos.

"O que está em jogo é a população cearense. Por isso, nossa meta é sempre trabalhar para aprimorar as políticas públicas e melhorar a qualidade de vida dos cearenses", citou Camilo.

Titular da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Fernanda Pacobahyba cita os desafios enfrentados neste ano pelo Governo do Estado e ressalta que mesmo com o "contexto nacional difícil", o Ceará vem mantendo crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) acima da média nacional.

"Na verdade, o governador está no processo de encerramento das contas e a gente precisa tomar as últimas medidas para que de fato nós mantenhamos esse bom equilíbrio fiscal. Estamos com alguns ajustes, especialmente entre secretarias e um foco muito forte no investimento. Sempre buscamos maximizar a qualidade dos serviços para a população e fazer mais com menos", disse Pacobahyba.

A secretária também afirmou que o Estado ainda não sofreu impactos relacionados aos debates sobre a reforma tributária. "Nós não sentimos ainda pragmaticamente um movimento de mudança por conta de reforma. Estamos expandindo e num movimento de qualificação do nosso crédito tributário para melhorar a arrecadação e, de fato, mesmo com todo esse contexto nacional, o Estado do Ceará vem revelando crescimento de PIB, mas a reforma não nos atingiu ainda" revela.

Segundo o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Maia Júnior, a boa relação com o PIB e o bom desempenho no desenvolvimento devem-se à quantidade de empresas atraídas nos últimos anos. "As principais empresas do mundo na área de telecomunicação e informática estão no Ceará. As companhias aéreas, os HUBs de aviação, isso tudo são fatores animadores para a economia, mas o que mais me anima é o Estado do Ceará estar em condições de disputar esses investimentos", afirma.

Maia aponta que os dados são positivos, visto que o Estado está no patamar de 2,25% da participação nacional no PIB. Entretanto, revela que ainda há muitos desafios. "Para a meta que temos para os próximos 30 anos ainda estamos distantes, pois temos que chegar a 4,35%, isso nos exige dobrar o crescimento da participação no PIB nacional. O Ceará tem que se movimentar a taxas muito maiores do que nacional. Nós levamos 30 anos para sair de 1,9% para 2,25%, por isso é um enorme desafio" projeta.

Encontro

No primeiro dia de encontro, foram apresentados pela Seplag os índices de custeio e investimentos do Estado, além de projetos de lei do Estado aprovados pela Assembleia Legislativa em 2019

O que você achou desse conteúdo?