Logo O POVO+
Vacina da gripe será dada já aos 55 anos a partir de 2020
DOM

Vacina da gripe será dada já aos 55 anos a partir de 2020

Edição Impressa
Tipo Notícia
Campanha contra o sarampo da Prefeitura de Fortaleza foi prorrogada até 31 de outubro, com foco nas pessoas de 20 a 49 anos de idade. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Campanha contra o sarampo da Prefeitura de Fortaleza foi prorrogada até 31 de outubro, com foco nas pessoas de 20 a 49 anos de idade.

O Ministério da Saúde anunciou para 2020 mudanças nas indicações de duas vacinas do calendário nacional. A partir do ano que vem, a vacinação contra febre amarela será estendida a todos os municípios brasileiros e uma dose de reforço será dada a crianças de 4 anos. Além disso, a vacina contra a gripe passará a ser oferecida aos 55 anos.

As novas diretrizes estão em ofício enviado no fim de novembro pelo Ministério da Saúde a representantes das secretarias estaduais e municipais de Saúde. No documento, a pasta detalha três campanhas de vacinação que serão feitas ao longo do ano que vem, com as datas das ações e público-alvo.

O ofício anuncia ainda alterações na estratégia contra a febre amarela. Todo o País passará a ser considerado área de recomendação para a vacina. Com isso, parte dos Estados do Nordeste que ainda não tinha essa recomendação também deverá ter sua população vacinada. Isso inclui 1.101 municípios de sete Estados: Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

A outra mudança na indicação dessa vacina é direcionada a crianças de 4 anos, que, mesmo já vacinadas, precisarão tomar uma dose de reforço. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma única dose desse imunizante é capaz de proteger a pessoa por toda a vida. No entanto, estudos indicam que quando a vacina é dada a crianças muito novas, a eficácia pode ser menor, como explica Juarez Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

No caso da vacina contra a gripe, foram mantidos os públicos-alvo já conhecidos, como crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e idosos, mas foi adicionada ao grupo prioritário a população de 55 a 59 anos.

O ministério fará ainda duas campanhas de vacinação contra o sarampo para públicos não contemplados em 2019: em fevereiro e março, para quem tem de 5 a 19 anos, e em agosto, para adultos de 30 a 59 anos. A pasta planeja ainda, para setembro, campanha contra a poliomielite e multivacinação para atualização da caderneta da criança e do adolescente. (Agência Estado)

O que você achou desse conteúdo?