Logo O POVO+
Fortaleza começa a vacinar idosos de 74 anos nesta segunda-feira
DOM

Fortaleza começa a vacinar idosos de 74 anos nesta segunda-feira

| Covid-19 | Quilombolas e comunidades tradicionais deverão ser imunizadas. Em Fortaleza, a SMS mantém oito pontos de vacinação.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Uma nova rodada de imunização começa nesta segunda-feira quando a Secretaria Municipal de Saúde dá início à vacinação de idosos com 74 anos. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil Uma nova rodada de imunização começa nesta segunda-feira quando a Secretaria Municipal de Saúde dá início à vacinação de idosos com 74 anos.

A partir de amanhã, idosos com 74 anos podem se vacinar contra a Covid-19 em Fortaleza. É o início da segunda fase de vacinação na capital cearense. No total, 81 municípios avançam para esta etapa que engloba também indivíduos acima dos 60 anos. Cada município decide quando e onde o público-alvo por idade deve ser imunizado. Todos devem se cadastrar o mais rápido possível no site Saúde Digital Ceará para receber a imunização gratuita contra a Covid-19.

No portal do O POVO Online (opovo.com.br) há orientação de como fazer o cadastramento. Neste momento, a Prefeitura de Fortaleza e as demais cidades devem vacinar também os povos e comunidades tradicionais quilombolas, como orienta o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) espera vacinar nesta etapa quase 256 mil idosos entre 60 e 74 anos na Capital. Com atendimento, neste momento, voltado apenas aqueles com 74, ainda não está definido quando as outras pessoas de outras idades devem ser vacinadas.

Tudo depende da velocidade de imunização destes mais velhos da etapa. Para acelerar, a SMS dispõe de equipes para Busca Ativa das pessoas sem acesso à internet ou com mobilidade reduzida. A vacinação domiciliar está mantida, a necessidade do serviço deve ser apontada no cadastramento.

A SMS contabilizava até o fim da tarde deste sábado, 7.954 pessoas com 74 anos cadastradas. Com o anúncio, a expectativa é de que o número aumente.

"Os idosos que estiverem agendados para segunda-feira serão comunicados no domingo, 21, por e-mail e WhatsApp, com informações sobre horário e local. Para que todos possam acompanhar, a cada dia, a Prefeitura disponibilizará a lista com os nomes dos agendados no site coronavirus.fortaleza.ce.gov.br.", informou José Sarto, prefeito de Fortaleza, em postagem nas redes sociais.

O chefe municipal reafirmou que a vacinação domiciliar está mantida para acamados e com mobilidade reduzida. E completou: a condição deve ser informada no ato do cadastramento no Saúde Digital.

No total, são oito pontos de vacinação na capital cearense. Os drive-ins instalados na Arena Castelão, Centro de Eventos, Shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy. Além disso, há pontos de acolhimento: Cuca Barra do Ceará, Cuca Jangurussu, Cuca Mondubim e Cuca José Walter.

 

O que você achou desse conteúdo?