Logo O POVO+
Alimentos orgânicos produzidos em unidades prisionais são comercializados no Cocó
DOM

Alimentos orgânicos produzidos em unidades prisionais são comercializados no Cocó

Evento recebeu a visita da governadora Izolda Cela na manhã deste sábado, 6
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Governadora Izolda Cela visita Feira Agroecológica no Cocó na manhã de sábado, 6/8/2022 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Governadora Izolda Cela visita Feira Agroecológica no Cocó na manhã de sábado, 6/8/2022

Alimentos orgânicos produzidos por meio da agricultura familiar podem ser encontrados quinzenalmente na tradicional Feira Agroecológica do Parque do Cocó, na área Adahil Barreto. Ontem, pela primeira vez, a feira também contou com a comercialização de produtos orgânicos e artesanatos produzidos em unidades prisionais. A ação foi conferida pela governadora Izolda Cela (sem partido). 

A iniciativa é resultado de uma parceria entre Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), a Secretaria de Administração Penitenciaria (SAP) e a Fundação Cepema. Os produtos são provenientes da Unidade Prisional de Sobral e da Unidade Irmã Imelda Lima Pontes, em Aquiraz.

A iniciativa é algo inédito no país, salienta a assistente social Ilana Ferro, diretora da Unidade Prisional Irmã Imelda. "Com pessoas que vivem em regime fechado produzindo alimentos livres de agrotóxicos, de excelente qualidade", completa. 

Izolda Cela destacou a importância de ações em conjunto das secretarias em projetos deste tipo. "A Feira, além de oferecer produtos saudáveis à população, agora também serve como uma atividade de ressocialização", elogiou.

O titular da Sema, Artur Bruno, frisou que, além da Sema e da SAP, ação recebe o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Ematerce e Fundação Cultural, Educacional, Popular, em Defesa do Meio Ambiente (Cepema). 

A Feira Agroecológica também conta com o apoio da Rede EcoCeará. "A tendência é que este evento cresça e torne-se semanal”, projeta o secretário. 

"O trabalho essencial é de capacitação, de trazer o sistema prisional para fora dos muros, para mostrar o trabalho dos detentos para sociedade, para que sejam valorizados e não retornem ao crime", afirmou Mauro Albuquerque, titular da SAP.

Veja mais fotos da visita

O que você achou desse conteúdo?