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Vendas em shoppings do Ceará crescem acima da média nacional
Economia

Vendas em shoppings do Ceará crescem acima da média nacional

O crescimento médio do Brasil ficou em 8,4%, segundo a Abrasce, e, no Estado, alcançou 21%
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INAUGURAÇÃO de novos estabelecimentos contribuiu para o crescimento no Ceará (Foto: Aurélio Alves)
Foto: Aurélio Alves INAUGURAÇÃO de novos estabelecimentos contribuiu para o crescimento no Ceará

A recuperação do comércio varejista já começa a ser percebida pelos representantes do setor de shopping centers. No primeiro semestre de 2019, a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) contabilizou crescimento médio de 8,4% nas vendas. No Ceará, a média é ainda maior. Segundo levantamento O POVO, a alta chegou a 21% no período.

O presidente da Abrasce, Glauco Humai, diz que o resultado deste primeiro semestre é o melhor desde o início da crise econômica, em 2014. Ele, no entanto, pondera que a fraca base de comparação do início de 2018 fez com que o resultado de 8,4% ficasse "robusto". Descontando a inflação no período de seis meses, a alta real das vendas dos shopping centers foi de 6%.

"O resultado mostra a resiliência do setor e revela que as estratégias estão funcionando, a eficiência na gestão dos empreendimentos e, sobretudo, como o maior vetor de desenvolvimento é a inovação nesse momento em que passamos por mudanças nas relações de consumo, o setor tem se mostrado antenado a isso", explica o presidente.

Em comparação com outros segmentos do varejo, o setor teve o maior avanço no primeiro trimestre. O supermercadista, por exemplo, cresceu 2,64%, conforme dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras); enquanto o varejo ampliado, entre janeiro e maio, teve salto de 5% na sua participação em vendas.

O cenário no Ceará é mais positivo ante o restante do País, segundo pesquisa realizada com as redes responsáveis pelos 12 principais shoppings das Regiões Metropolitanas de Fortaleza e do Cariri. O crescimento nas vendas bem acima da média nacional mostra a consolidação desse tipo de equipamento no gosto dos consumidores.

O superintendente do Grand Shopping, Gesley Siqueira, comemorou o fim do semestre com a inauguração de três grandes operações no fim do mês de junho. A primeira parte do ano terminou com uma vacância abaixo de 10% da Área Bruta Locável (ABL), "além do crescimento em volume de vendas acima da expectativa".

No Shopping Iguatemi a previsão para o restante do ano é positiva. A expectativa é inaugurar pelo menos 30 lojas até o fim de 2019, que devem gerar, juntamente com as abertas no primeiro semestre, 500 novas oportunidades de emprego. "Em relação ao crescimento, o Iguatemi registrou alta de 10% no fluxo de pessoas e nas vendas no primeiro semestre. A projeção é que esse percentual chegue a 12% ou 14% até o fim do ano", informa a empresa, em nota.

Essa constante abertura de lojas contribui para a geração de emprego. No ano passado foram 1 milhão de vagas de trabalho no País. Segundo a Abrasce, a vacância média no setor ficou em torno de 4,8%, enquanto a inadimplência em 6,5%. Números "controlados e em queda nos últimos meses", aponta o presidente da associação.

A oferta maior de diferentes ofertas de serviços também contribui para um alta na movimentação de pessoas nos shoppings. No Ceará, esse aumentou chegou a 13%, em média, conforme levantamento O POVO. A administração do Shopping Parangaba informou que, em dezembro, o empreendimento vai inaugurar a Academia Selfit, que amplia os seus negócios no Ceará. O espaço terá 1.400 m².

Setor de shopping centers espera segundo semestre mais produtivo

O crescimento do primeiro semestre do ano deve ser repetido na parte final do ano, conforme expectativa de empresários do setor de shopping centers. Historicamente isso acontece pela maior quantidade de datas em que há movimentação para compras, como o Dia da Criança, Black Friday e Natal.

A primeira data de movimento é o Dia dos Pais. Pesquisa realizada Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil, 105 milhões de brasileiros devem ir às compras na data. Em média, consumidores pretendem gastar R$ 190 com os presentes, gerando no comércio movimento de cerca de R$ 20 bilhões. Metade deles (52%) pretende comprar itens de vestuário.

Essa quantia é maior que o valor do tíquete médio de compras nos shoppings no primeiro semestre, R$ 93,68. No varejo de rua, o melhor resultado mensal no tíquete médio foi no mês de março, R$ 69,87, segundo levantamento da Abrasce.

O economista Gilberto Barbosa analisa que o varejo é um dos setores que vão apresentar os melhores números quando a economia começar a crescer. O diferencial que os shoppings têm tido ao virarem um "centro de serviços" também é lembrado.

Listen to "#96 - Mais que dobrou o número de desempregados no Ceará" on Spreaker.

"Há um componente macroeconômico cíclico, em que o varejo será um dos setores que vão apresentar taxas de crescimento mais relevantes em números quando a economia melhorar e os shoppings vão juntos, por reunirem muitas lojas", avalia.

Listen to "#90 - Por que o Ceará tem tanta gente inadimplente?" on Spreaker.

Novidade

O presidente da Abrasce, Glauco Humai, revelou que o Governo Federal iniciou conversas com empresários e estuda criar uma data semelhante ao Black Friday, mas em setembro. A iniciativa é vista como positiva por ele, pois incrementa no calendário mais um período de fortalecimento das vendas.

 

FGTS

A expectativa para o segundo semestre é bastante positiva para os empresários do setor de shopping centers. O anúncio da liberação do saque do FGTS anima o setor, que espera que parte dos recursos sejam utilizados em compras no varejo.

Listen to "#115 - A liberação do FGTS pode realmente reaquecer a economia?" on Spreaker.

53%

É o índice de consumidores que acreditam em preços mais altos no Dia dos Pais em comparação a 2018.

38%

Dos consumidores pretendem realizar suas compras nos shoppings, segundo a CNDL/SPC Brasil.

O PRIMEIRO SEMESTRE DOS SHOPPINGS NO CEARÁ

RioMar Fortaleza

+15% nas vendas

+12% no fluxo de visitantes

Inaugurou sete novas operações, além de uma ampliação e prevê completar o ano com 20 novidades.


RioMar Kennedy

+22% nas vendas

+15% no fluxo de visitantes

Foram inauguradas sete lojas até agora e a previsão é de que até o fim do ano sejam 10 novas operações.


Shopping Iguatemi

+10% nas vendas

+10% no fluxo de visitantes

O Iguatemi inaugurou 15 novas operações no primeiro semestre, outras seis em agosto e até o fim do ano completar 30 novas lojas.


Shopping Parangaba

+10% nas vendas

+15% no fluxo de visitantes

Inaugurou 12 novas operações e prevê encerrar o ano com 30 novas operações.


Rede Ancar Ivanhoe - North Shopping, North Shopping Jóquei e Via Sul Shopping e North Shopping Maracanaú

+78% nas vendas

13 lojas inauguradas no North Shopping Fortaleza e outras 15 previstas. Cinco serão abertas no North Shopping Jóquei.Outras cinco previstas para o North Shopping Maracanaú. Quatro operações serão abertas no Via Sul Shopping ainda este ano. Outras nove já estão em funcionamento.

Shopping Del Paseo

+16% nas vendas

+18% no fluxo de visitantes

Inaugurou cinco novas lojas desde o começo do ano.

Shopping Benfica

Não divulgou balanço de vendas e movimentação.

Inaugura neste ano 16 novas lojas e serviços.

Shopping Aldeota

+15% nas vendas.

Inaugurou sete lojas e franquias nos primeiros seis meses do ano e ainda prevê incrementar mix com até seis lojas até o fim de 2019.

Cariri Garden Shopping
+4% nas vendas
+ 12% no fluxo de visitantes

De Janeiro a junho de 2018 foram abertas 10 novas lojas. Já em 2019 foram abertas 7 novas operações e 5 quiosques.

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