Logo O POVO+
Ceará teve três resultados negativos para a prévia do PIB em um ano
Economia

Ceará teve três resultados negativos para a prévia do PIB em um ano

Edição Impressa
Tipo Notícia

Divulgado pelo Banco Central (BC) junto ao IBC-Br, o Índice de Atividade Econômica Regional do Ceará (IBCR-CE) revela que, desde o início de 2018, apenas dois dos seis levantamentos divulgados foram positivos. Em 2019, somente resultados negativos, o que deixa o Estado na condição de resseção técnica.

Depois de o PIB do Ceará fechar 2018 em 1,01%, abaixo da expectativa projetada, a perspectiva de avanço em 2019 foi revisada para 1,34%, em junho. Segundo o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), a persistente crise econômica foi o empecilho para o crescimento inicial projetado de 2,5%.

O quadro pode ser melhorado no restante do ano com medidas pontuais de prestígio ao consumo. Para o economista e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef-CE), Wilton Daher, a economia deve ser incrementada com a liberação dos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Mas, o que deve mesmo melhorar o quadro são as reformas aprovadas, " ainda assim, com retornos para os próximos anos", avalia. As reviravoltas nas discussões políticas também acabam atrapalhando. "É muito demorado o trâmite e continuamos com milhões de desempregados, indústrias e comércios fechando as portas".

Para o economista Gilberto Barbosa, "o momento fiscal privilegiado" do Ceará é diferencial, mas ainda há impactado na economia estadual pelo resultado nacional.

 

O que você achou desse conteúdo?