Logo O POVO+
"Se 2020 está cedo pra mim, imagine 2022", diz prefeito
Economia

"Se 2020 está cedo pra mim, imagine 2022", diz prefeito

| Fortaleza | Ao lado de cotados ao Paço Municipal, Roberto Cláudio volta a despistar sobre sucessão nas eleições de 2020
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Izolda Cela recebeu o Prêmio RioMar Mulher em 2015 (Foto: Júlio Caesar/O POVO)
Foto: Júlio Caesar/O POVO Izolda Cela recebeu o Prêmio RioMar Mulher em 2015

Um dos presentes à festa de lançamento da nova edição do Anuário Ceará, ontem, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), disse que ainda não pensa em seu futuro político depois que deixar o Paço. "Se 2020 está cedo pra mim, imagine 2022", brincou o gestor.

RC dividia a mesa ampla num dos cantos do salão com pelo menos três potenciais candidatos à Prefeitura da Capital ano que vem: os correligionários José Sarto, presidente da Assembleia Legislativa, e Antônio Henrique, que comanda a Câmara de Vereadores.

Completavam o time de comensais o secretário-chefe da Casa Civil do Governo, Élcio Batista (outro prefeiturável), e o vereador Ésio Feitosa (PDT), líder do Paço, que já frequentou listas de cotados.

O prefeito, todavia, evitou tratar de sucessão. "Não tem conversa (sobre eleição). Esse debate não pode atropelar uma prioridade, inclusive para 2020", despistou. "A gente vai entregar oito anos de gestão e vamos ser cobrados eventualmente por isso."

Sobre o peso que a avaliação de seu trabalho terá na escolha do nome governista na disputa, disse que "a política eleitoral é tão sedutora que dissipa a energia daquilo que deva ser a prioridade". E acrescentou: "É fundamental que a gente foque no andamento das obras e na entrega de novos serviços".

Sentado duas cadeiras à esquerda do prefeito, Élcio foi na mesma linha. Questionado acerca de eleição municipal, respondeu que está "trabalhando muito focado no Governo". Depois repetiu uma frase frequentemente ouvida na boca de RC: "Dois mil e vinte vai ser discutido em 2020".

Sarto chegou a dizer que "discutir política só ano que vem", mas recorreu a uma metáfora para se referir ao cenário. "Sempre se faz analogia, que é muito próxima da verdade, da política com futebol", comparou. "Cada partido/time deverá estudar seu adversário a depender da escalação e do regramento do jogo."

Em seguida, elogiou RC: "O PDT tem a Prefeitura com a maestria de Roberto Cláudio. Tenho uma proximidade de alma com o prefeito (...), que faz uma gestão quase que sem reparos e agora consegue viabilizar recursos da ordem de R$ 1,5 bilhão".

Antônio Henrique não fugiu à receita: "Se o povo de Fortaleza estiver gostando do meu trabalho e quiser nos dar mais uma oportunidade para continuar na Câmara, esse é meu projeto". Antes de concluir, declarou: "Acho que, neste momento, ninguém deve estar pensando em 2020".

Ao final, RC, Sarto e Élcio juntaram-se para uma foto. Antônio Henrique achegou-se. Apenas Ésio ficou de fora, mas foi incluído depois, a convite de Élcio, que disse: "Vem pra cá, você é o líder". Fora da cena, um interlocutor do Paço comentou: "Essa foto é complicada". Não explicou se falava de 2019 ou de 2020.

 

O que você achou desse conteúdo?