Logo O POVO+
Empresa de embalagens, Klabin iniciará produção no Ceará ainda neste ano
Economia

Empresa de embalagens, Klabin iniciará produção no Ceará ainda neste ano

Os executivos da companhia estiveram na sede do Governo do Ceará, nesta quinta-feira, 26, para assinar um protocolo de intenções de construção de fábrica, em Horizonte, junto ao governador do Estado, Camilo Santana (PT). Planta industrial já foi adquirida.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ASSINATURA do protocolo de intenções entre Klabin e Governo do Ceará em setembro de 2019, no Palácio da Abolição (Foto: Carlos Gibaja/Governo do Ceará)
Foto: Carlos Gibaja/Governo do Ceará ASSINATURA do protocolo de intenções entre Klabin e Governo do Ceará em setembro de 2019, no Palácio da Abolição

Após 45 dias de negociações e compra de planta industrial em Horizonte, os executivos da companhia estiveram no Palácio da Abolição, nesta quinta-feira, 26, para assinar um protocolo de intenções junto ao governador do Estado, Camilo Santana (PT). O investimento previsto é de R$ 100 milhões. Deste valor, R$ 48 milhões já foram gastos na compra da planta industrial para o empreendimento.

Segundo executivos da empresa, os primeiros maquinários devem chegar à unidade nos próximos meses. Antes da empresa do ramo de embalagens, a planta pertencia à Heineken.

A chegada da Klabin ao Ceará, busca atender a um mercado crescente na área de fruticultura e abre potencial para atendimento à área industrial - mais voltado ao setor farmacêutico, de higiene e limpeza e alimentos.

O gerente comercial da empresa no Nordeste, Fabio Akashi, a unidade de Horizonte vai atender a demanda cearense, do Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, e é esperado uma expansão de negócios no Norte do País. Ainda é destacado pela companhia o benefício logístico obtido com a aquisição de uma planta no Ceará.

Executivos da Klabin e Governo do Estado assinaram protocolo de intenção para implantação de uma unidade industrial em Horizonte.
Executivos da Klabin e Governo do Estado assinaram protocolo de intenção para implantação de uma unidade industrial em Horizonte.

"O mercado do Ceará é o terceiro maior do Norte e Nordeste e pela importância e volume que tem foi tomada a decisão de trazer uma unidade de conversão para atender, tanto o mercado industrial, bem como o mercado de fruticultura. Temos condições e capacidade técnica para atuar em ambos os mercados", ressalta.

Um cronograma para ampliação das operações na unidade de Horizonte aconteça ao longo de 2020, mas o executivo não deu prazo para que o processo termine e a fábrica tenha capacidade de atender os clientes que já possui no Estado. "Mas a mudança será feita de forma bastante rápida para o atendimento pela planta local".

 

Rapidez no processo

A rapidez no processo de instalação da Klabin no Ceará foi ponto destacado na solenidade. O governador afirma isso deve garantir também um rápido início da operação e consequentemente de geração de empregos. "A empresa já estudava a possibilidade de ampliar a presença no Nordeste e em contato com a equipe do Governo procuramos criar as condições mais rápidas".

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Sedet), Maia Jr, disse que ter certeza de que a "escolha vai render um crescimento muito rápido das atividades da Klabin no Nordeste".

O presidente do Conselho de Administração da companhia, Armando Klabin, ressaltou que a presença da marca, que a maior do seu segmento no mercado nacional, é "entusiasmante".

"Recebemos uma acolhida que nos faz sentir como se estivéssemos em casa e temos de arregaçar mangas e trabalhar para colocar nosso empreendimento em ação", disse Armando.


NÚMEROS

A fábrica terá capacidade para produzir até 70 mil toneladas por ano de chapas e caixas de papelão ondulado. Ao todo, o empreendimento vai gerar cerca de 240 empregos diretos e indiretos na região

O que você achou desse conteúdo?