Logo O POVO+
Parceria do Instituto Pasteur no Ceará começa em abril
Economia

Parceria do Instituto Pasteur no Ceará começa em abril

| PESQUISA | Inicialmente, pesquisadores do Instituto trabalharão em parceria com os da Fiocruz no Ceará para o desenvolvimento de pesquisa e inovação na área de terapia celular
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O Instituto Pasteur, um dos centros de pesquisa mais renomados do mundo, vai começar a produzir pesquisas sobre terapia celular, em parceria com a Fiocruz, no Ceará. O edital que vai trazer estes primeiros pesquisadores para o Estado será lançado no final de abril de 2020. A informação é da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, que indica que este é um passo importante para trazer o instituto francês de forma mais robusta para o Polo Tecnológico e Industrial da Saúde (Pits) no Eusébio.

Ela diz que a vinda do Pasteur já foi aprovada pelo conselho do Instituto. E a primeira etapa é a formação desta cátedra de excelência, que na prática, possibilitará que o pesquisador associado possa começar a desenvolver no Estado, em parceria com os pesquisadores da Fiocruz, os estudos que, neste caso, serão inicialmente voltados para pesquisa, desenvolvimento e inovação em terapia celular.

"Até porque as pesquisas em terapia celular são uma linha prioritária que está sendo tocada na Fiocruz Ceará. A arbovirose é uma segunda linha importante que pode vir a ser desenvolvida mais na frente".

Esta seria a segunda parceria do Instituto Pasteur no Brasil. Em julho deste ano, foi iniciada uma plataforma científica, composta de 17 laboratórios, quatro deles de nível de biossegurança 3 (de uma escala que vai de 1 a 4), em parceria com a Fiocruz e a Universidade de São Paulo (USP) para investigar danos neurológicos causados por agentes infecciosos, como o vírus da Zika e outros parasitas.

Em abril do ano que vem será realizado um seminário conjunto organizado pela Fiocruz e Pasteur, no Rio de Janeiro, para discussão sobre os grandes desafios do futuro da ciência. Em seguida, a direção nacional das duas entidades seguem para o Ceará para cerimônia de lançamento do edital, em evento com o governador Camilo Santana.

Na prática, após o lançamento, ainda levará de dois a três meses para que os trabalhos comecem de fato. E a ideia é usar a estrutura de laboratórios que a Fiocruz já tem disponível no Polo. "E progressivamente vamos caminhando para implantação definitiva, e de uma forma mais robusta, para um centro de pesquisas do Instituto Pasteur aqui",explica Nísia.

As negociações do Governo do Estado e da Fiocruz para trazer o Instituto Pasteur para o Ceará não são novas. Em agosto de 2017, foi assinado o primeiro termo de cooperação para desenvolvimento de pesquisas nas áreas de saúde e educação. Na ocasião, o então presidente do Pasteur, Christian Bréchot, sinalizou interesse em montar uma unidade no Estado.

Para Nísia, estas parcerias podem trazer muitos ganhos para produção de conhecimento e inovação em saúde no Estado. "É algo muito importante porque é um instituto de ciência e inovação com trabalhos de ponta, assim como a Fiocruz, então será possível reforçar estas linhas de pesquisas e dar maior peso às cooperações que já existem no Estado e com desenvolvimento de novos produtos e partilhamento de expertise".

Ela reforça que este é também um passo importante para internacionalização de pesquisas e soluções em saúde produzidas a partir do Ceará.

Hoje, a unidade da Fiocruz está instalada em uma área de 43.150 m2 no Pits do Eusébio e tem como foco pesquisas na área de bioinformática, prospecções moleculares, neurociência, saúde da família, e saúde e meio ambiente. Também está previsto para o complexo a instalação de uma unidade da BioManguinhos.

 

O que você achou desse conteúdo?