Logo O POVO+
Quanta Consultoria vence licitação para estudos do projeto de energia solar no Castanhão
Economia

Quanta Consultoria vence licitação para estudos do projeto de energia solar no Castanhão

| ENERGIA |O projeto do Governo do Estado prevê a instalação de placas fotovoltaicas de até 45 megawatts (MW) de potência em áreas livres do canal adutor do Castanhão.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
CANAIS do Castanhão terão projeto para gerar até 45 megawatts (MW) de potência de energia (Foto: Fco Fontenele)
Foto: Fco Fontenele CANAIS do Castanhão terão projeto para gerar até 45 megawatts (MW) de potência de energia

O estudo de viabilidade feito pelo consórcio formado pela Quanta Consultoria, Sou Energy, Loffler & Parente foi o escolhido para o projeto de instalação de placas fotovoltaicas no canal adutor do açude Castanhão, na Região Metropolitana de Fortaleza.

O resultado final das avaliações do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) foi divulgado no Diário Oficial do Estado do último dia 2. O consórcio vencedor obteve nota 6,02. Em segundo lugar, ficou a MPE Engenharia e Serviços S.A, BYD do Brasil, Dutra e Santos Sociedade de Advogados, Elemental Desenvolvimento Imobiliário e Concessões, WT Engenharia Eireli, Global Ace Participações e Investimentos, com nota 4,29.

O edital foi lançado pela Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) em abril do ano passado e o valor estimado inicialmente pelo Governo do Estado para os estudos foi de R$ 1,44 milhão. Além das diretrizes gerais do projeto, as empresas tiveram 120 dias para apresentar no estudo o mapeamento de áreas viáveis para a concessão de uso; avaliação do valor das terras; diagnóstico e estudo de demanda de energia elétrica; modelagem financeira da concessão; estudos ambientais; viabilidade jurídica e regulatória; modelagem jurídica com apresentação de edital e minuta de contrato; e estudo de avaliação social.

Conforme o O POVO adiantou em março do ano passado, a ideia do Governo é otimizar o aproveitamento da infraestrutura de adução para geração de energia fotovoltaica e, consequentemente, fomentar a cadeia produtiva do setor, promover a sustentabilidade ambiental, bem como possibilitar o consumo de energia mais barata pelo Estado e suas entidades estatais.

Pelo projeto, será possível gerar até 45 megawatts (MW) de potência, na modalidade de geração distribuída em módulos fotovoltaicos de até 5 MW. Destes, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) ficará com até 25 MW pico, enquanto a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) com até 20 MW pico, entrando como garantidoras da compra da energia a ser gerada nas plantas solares.

A implantação de plantas solares compreendem os trechos 1, 2, 3 e 4 do Eixão das Águas e aos açudes Pacajus, Pacoti, Riachão e Gavião. Esses espaços fazem parte dos canais adutores do açude Castanhão. Ao todo, o trecho possui 256 quilômetros (km) de extensão.

Projeto

Trecho de aproveitamento de energia possuirá 256 quilômetros

O que você achou desse conteúdo?