Logo O POVO+
Empresários cobram velocidade nos recursos ao trabalhador
Economia

Empresários cobram velocidade nos recursos ao trabalhador

| Medidas | Representantes de setores esperam que medidas já anunciadas sejam assinadas e passem a valer, pois demanda é crescente, principalmente entre os pequenos negócios
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
info 2 reportagem (Foto: Luciana Pimenta)
Foto: Luciana Pimenta info 2 reportagem

Depois dos anúncios dos governos estadual, federal e Congresso de medidas para o enfrentamento à crise, setores cobram velocidade. A preocupação é que os recursos não cheguem na ponta, aos trabalhadores e empresários que mais precisam.

Ações como a suspensão das inscrições em Dívida Ativa do Estado, maior prazo para cumprimento de obrigações acessórias junto à Secretaria da Fazenda (Sefaz) e prorrogação de prazos de pagamento ao Simples Nacional são medidas anunciadas com efeito prático quase imediato, mas outras como a parte estadual no Simples Nacional e a linha de financiamento para pagamento de salários ainda demandam tempo para valer.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio), Mauricio Filizola, ressalta que os representantes setoriais permanecem em contato com os governos e as demandas vêm sendo atendidas aos poucos, mas velocidade é necessária neste momento.

A Federação das Indústrias do Estado (Fiec), em nota, afirma que há parte dos pleitos ao Governo do Ceará que não foi atendida e que é fundamental para a sobrevivência das empresas. Cita a alteração nos prazos de recolhimento do ICMS como uma delas, pois, "com a queda drástica nas vendas neste momento crítico, as empresas têm sofrido um rápido processo de insuficiência de capital de giro".

Raul dos Santos Neto, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef-CE), destaca que o conjunto de medidas, tanto do governo estadual e federal, é bom, mas é preciso concluir um ciclo de anúncios e realização.

Ele ressalta que ainda não houve planos relacionados ao cartão de crédito. "Em que o Governo utilize esse canal para aumentar limites, com seguro ou limite adicional, proporcionando um impacto enorme na economia, pelo fato do isolamento e a apelação ao e-commerce".

Em benefício aos lojistas que trabalham com cartão de crédito, o Governo Federal propôs ontem, por meio da medida provisória (MP) 930, mudanças que buscam garantir o pagamento. São os lojistas que estão na ponta final da cadeia de um arranjo de pagamentos e que, na prática, estão enfrentando maior pressão neste momento de crise provocada pelo novo coronavírus.

A doutora em Administração e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Josemeire Alves Gomes, aponta que, para os micros e pequenos empreendedores, as medidas sobre o Simples são positivas e darão alívio às contas.

"O impacto da crise será parecido para todas as micros e pequenas empresas, que não possuem uma reserva de caixa grande para seus compromissos neste momento", diz.

Considerada a medida mais efetiva neste momento por Raul dos Santos Neto, a aprovação do Congresso de recursos para autônomos e informais deve chegar em breve aos destinatários. Segundo declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, se a PEC emergencial for aprovada em 24h, "voucher" aos informais sai em 24 horas.

Os beneficiários do Bolsa Família devem ser os primeiros a receber o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 (ou R$ 1,2 mil no caso de mulheres chefes de família), de acordo com o Ministério da Cidadania. Por receberem uma transferência de renda do Governo Federal, esses cidadãos já estão nas bases de dados do governo.

O objetivo da pasta é viabilizar o primeiro pagamento já na próxima folha, que começa a ser paga em 16 de abril aos beneficiários. O governo pretende usar os bancos públicos (Caixa, Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste), além da rede de lotéricas e agências dos Correios, para acelerar os pagamentos. (Com Agência Estado) 

 

 

Campanha digital

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE) anunciou que iniciará hoje série de lives para explicar aos associados as mudanças legislativas e medidas decretadas pelos governos municipal, estadual e federal neste período de crise.

Especialistas da assessoria jurídica do sistema Fecomércio estarão esclarecendo dúvidas sobre as medidas do governo de forma clara e concisa. O primeiro, em transmissão a partir das 11 horas, no perfil oficial do Instagram "Fecomércio Ceará", será o consultor jurídico e doutor em Direito Comercial, João Rafael Furtado, abre o formato explicando as implicações jurídicas para as empresas com as novas medidas econômicas do Governo Federal.

Outros temas como Prorrogação do Simples Nacional, Dívida Ativa da União e Débitos em discussão judicial serão tratados nas lives.

O que você achou desse conteúdo?