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Bancos ampliam atendimento online para evitar aglomerações
Economia

Bancos ampliam atendimento online para evitar aglomerações

A semana começou com formação de longas filas nas principais agências da cidade. Sem conseguir dar conta da demanda presencial, bancos ampliam serviços virtuais
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FILAS nos bancos no quinto dia útil do mês (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita FILAS nos bancos no quinto dia útil do mês

Todo quinto dia útil do mês, milhares de cearenses vão aos bancos para fazer pagamentos e realizar saques. A rotina dessa vez contou com um agravante: a desobediência das recomendações de distanciamento social (1,5 metro entre cada pessoa). Ontem, O POVO percorreu a cidade e flagrou a formação de longas filas e aglomeração em frente a agências, em bairros como Centro, Montese, Parangaba e Presidente Kennedy. Para evitar maiores contatos, as instituições estão reforçando o atendimento online.

A movimentação nos bancos começou cedo, por volta das 9h, no atendimento aos clientes preferenciais. As filas, na área externa, continuaram no horário do público geral, das 10 às 14h. Como medida padrão, o acesso às dependências foi limitado a, no máximo, 10 clientes.

O caso que chamou mais atenção em Fortaleza ontem foi o fluxo no Itaú Unibanco. A explicação é que entre esta e a próxima semana milhões de aposentados e pensionistas em todo o Brasil receberão seus benefícios do INSS. O Itaú acrescentou também que, como este é um público que faz parte dos grupos de risco do coronavírus, a instituição fez um apelo para que as pessoas evitem sair de casa, já que podem utilizar os recursos com cartão de débito e, se tiverem necessidade de sacar dinheiro vivo, podem fazê-lo nos caixas eletrônicos.

No Banco do Brasil, agências como a da av. Bezerra de Menezes também registram grande movimentação, com longas filas nas calçadas. O POVO apurou que boa parte das demandas era para saques nos guichês de autoatendimento. Em nota, o banco afirmou que, desde o último dia 24, o atendimento presencial é prestado somente em casos essenciais e de forma excepcional, como nas situações de desbloqueio de senha, desbloqueio de cartão, saques de benefícios sociais sem cartão, atendimento referente aos programas sociais destinados a aliviar as consequências econômicas do novo coronavírus e a pessoas com doenças graves.

Em regime de contingência, o Banco do Brasil tem permitido o acesso de até cinco clientes na área interna. Nos caixas, apenas os casos em que a demanda não pode ser resolvida no autoatendimento.

Na Caixa Econômica da av. João Pessoa, próximo ao terminal de ônibus da Parangaba, a aglomeração também chamava atenção. Entre as pessoas na fila, havia casos de desinformação, de gente que buscava atendimento para serviços ainda não disponíveis, como o saque do programa de renda emergencial. O cadastro para essa ação começa apenas hoje.

Como medidas preventivas, a Caixa ampliou os serviços digitais e remotos e implantou padronização do atendimento presencial, apenas com serviços essenciais: saque INSS sem cartão; de Seguro Desemprego/Defeso sem cartão e senha; Bolsa Família e outros benefícios sociais; pagamento de Abono Salarial e FGTS; desbloqueio de cartão e senha de contas; e abastecimento e processamento de depósitos.

No Bradesco, o banco intensificou a higienização no autoatendimento e disponibiliza álcool em gel. Além disso, diz incentivar os seus clientes a buscarem atendimento por meios digitais.

O POVO solicitou do Banco do Brasil, do Bradesco, da Caixa Econômica, do Itaú Unibanco e do Santander informações sobre a porcentagem das agências em funcionamento no Estado, além de informações sobre o quadro de funcionários. Apenas o Santander retornou, confirmando a ampliação do número de colaboradores em sistema de home office. Além disso, informou que suspendeu, por tempo indeterminado, o atendimento em cinco agências na capital cearense.

 

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