Logo O POVO+
STF decide hoje se acordo individual deve ser comunicado aos sindicatos caso a empresa adote a MP da redução de salário e suspensão de contrato
Economia

STF decide hoje se acordo individual deve ser comunicado aos sindicatos caso a empresa adote a MP da redução de salário e suspensão de contrato

A sessão de ontem não foi finalizada por problemas técnicos
Edição Impressa
Tipo Notícia
Ministro Ricardo Lewandowski (STF)  (Foto: Nelson Jr./ SCO / STF)
Foto: Nelson Jr./ SCO / STF Ministro Ricardo Lewandowski (STF)

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar ontem e segue na tarde de hoje, em sessão por videoconferência, o referendo da medida cautelar deferida pelo ministro Ricardo Lewandowski sobre o acordo individual de redução de jornada de trabalho e de salário ou de suspensão temporária de contrato de trabalho.

Na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6363, que tem por objeto a Medida Provisória (MP) 936/2020, já há parecer do ministro Lewandowski, que deferiu liminar em 6 de abril, determinado que os acordos individuais devem ser comunicados aos sindicatos de trabalhadores em até 10 dias para que se manifestem sobre sua validade.

>>Empresários dizem que vão evitar demissões com a promulgação da MP que permite corte de salários

>>O que esperar do mundo após a pandemia que estamos vivendo

Na sessão de ontem, além do voto do relator, as partes (o partido Rede Sustentabilidade e o presidente da República, representado pela Advocacia-Geral da União) e entidades admitidas como terceiros interessados apresentaram suas manifestações.

Mas, em razão de problema técnico em um dos centro de dados da empresa que fornece a plataforma de videoconferência, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, convocou sessão extraordinária para hoje, a partir das 14h, para continuidade do julgamento.

Em sua fala ontem, o ministro Lewandowski reiterou a decisão cautelar, segundo a qual, após a comunicação aos sindicatos dos acordos individuais previstos na MP 936/2020, as entidades devem se manifestar sobre sua validade. A não manifestação do sindicato, na forma e nos prazos estabelecidos na legislação trabalhista, representa anuência com o acordo.

Para o ministro, o artigo 11, parágrafo 4º, da MP 936 (que, mesmo prevendo a notificação das entidades sindicais, não informou sua finalidade) deve ser interpretado segundo a Constituição. Ele destacou a necessidade de preencher essa lacuna na norma para dar um mínimo de efetividade à comunicação, para que os sindicatos possam, caso entendam necessário, atuar para proteger direitos dos trabalhadores.

Lewandowski ainda salientou que os acordos produzem efeitos imediatos a partir da assinatura e prevalecem até que sejam modificados por meio de negociação coletiva. Informou ainda que, desde o deferimento da cautelar, mais de dois milhões de acordos individuais já foram celebrados.

A Rede, autora da ação, sustenta que a irredutibilidade salarial é possível apenas mediante negociação coletiva e para garantir a manutenção dos postos de trabalho, não sendo cabível em nenhuma outra hipótese. Segundo o partido, a Constituição previu as negociações coletivas como uma garantia para o trabalhador, a fim de buscar a redução da desigualdade e a melhoria da sua condição social.

 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Análise

Neste julgamento, os ministros examinarão apenas a medida cautelar deferida pelo relator, sem a análise dos demais dispositivos impugnados.

 

O que você achou desse conteúdo?