Logo O POVO+
Ceará tem 10 regiões da saúde com 100% de eficiência no combate ao coronavírus, diz estudo
Economia

Ceará tem 10 regiões da saúde com 100% de eficiência no combate ao coronavírus, diz estudo

Pesquisadores cearenses apuraram dados das 22 regiões de saúde do Estado. Levantamento compara aparato médico disponível por nível de mortalidade
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
CHEGADA de respiradores ao Ceará (Foto: Reprodução/Governo do Estado)
Foto: Reprodução/Governo do Estado CHEGADA de respiradores ao Ceará

Um levantamento analisando a eficiência das 22 Coordenadorias Regionais de Saúde de todo o Ceará revela que 10 regiões do Estado possuem 100% de eficiência no combate ao novo coronavírus. Realizado por Paulo Matos, diretor da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC), e por Jaime de Jesus Filho, economista-chefe do Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE), o estudo compara aparato médico por nível de mortalidade dos pacientes para chegar ao resultado. A Grande Fortaleza, por exemplo, tem índice de 33,6% de eficiência no trabalho contra a Covid-19, o mais baixo dentre os locais pesquisados.

O estudo avaliou os dados divulgados pelo Ministério da Saúde na plataforma Brasil.io, entre os dias 26 de março e 16 de junho. A pesquisa sugere que a média de eficiência das coordenadorias regionais seja de 85%, destacando as regiões de Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Tauá e Tianguá. Depois de Fortaleza, os piores resultados de eficiência ficam com as regionais de Juazeiro do Norte (50,2%) e Sobral (57,2%).

Os pesquisadores chegaram ao nível de eficiência ao analisar a oferta de respiradores e ventiladores pulmonares, leitos de internação público ou privado, e quantidade de enfermeiros e médicos infectologistas, pneumologistas e clínicos gerais, por polo de saúde de forma independente.

No caso da Coordenadoria Regional de Saúde de Fortaleza, a proporção de oferta de aparato médico apesar de ser a maior de todo o Estado, conta com a menor taxa de sobrevivência dos pacientes, de 90,7%. Já a de Russas teve o melhor resultado, com 97,8% de sobrevivência por caso confirmado.

A pesquisa destaca que a Região de Fortaleza lidera o ranking em termos de respiradores, sendo seguido por Sobral, Juazeiro do Norte e Quixadá, grandes polos hospitalares do Estado. No sentido contrário, das 22 regiões, com exceção das já mencionadas e Baturité, Crato, Aracati e Iguatu, todas as demais operam com menos de 10 respiradores a cada 100 mil habitantes.

Paulo comenta que, apesar de maior infraestrutura e políticas públicas terem sido investidas na Capital, o retorno disso em nível de sobrevivência não tem aparecido, já que possui a menor taxa de sobrevida das 22 coordenadorias de saúde. O estudo determina que a eficiência de uma regional é medida pela capacidade de salvar mais vidas de pessoas acometidas pelo vírus utilizando menos estrutura médica.

Ele ainda acrescenta que o objetivo da pesquisa é auxiliar na condução de políticas públicas durante o período de crise. "O resultado de Fortaleza foi o pior comparado a outras regionais nos resultados de sobrevivência e eficiência. Então, em vez de somente deslocar pacientes, porque não algum tipo de integração de recursos humanos, já que tudo está concentrado em Fortaleza?"

O POVO buscou o posicionamento da Secretaria da Saúde do Estado e do Município sobre o estudo. A municipal delegou a responsabilidade de resposta ao Estado, que não respondeu até o fechamento desta edição.

Metrica para medir o sucesso no combate ao coronavirus
Foto: luciana pimenta
Metrica para medir o sucesso no combate ao coronavirus

O que você achou desse conteúdo?