Logo O POVO+
Afinal, o que as medidas sanitárias ainda proíbem?
Economia

Afinal, o que as medidas sanitárias ainda proíbem?

Exibições de jogos, lutas e "lives" nos estabelecimentos continuam proibidos. Bares e clubes também estão impedidos de abrir. Nas escolas, apenas o ensino infantil é permitido. CE soma 222.884 casos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
EM RESTAURANTES, mesas devem ter distância mínima de 2 metros; não é permitida a exibição de jogos e lutas  (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves EM RESTAURANTES, mesas devem ter distância mínima de 2 metros; não é permitida a exibição de jogos e lutas

A despeito de o Ceará registrar multidão se aglomerando em praias durante o feriadão e rotina de atividades quase normal para parte da população, o vírus da Covid-19 ainda circula e apresenta riscos graves. Isso exige que os cuidados para evitar o contágio, principalmente uso de máscara, continuem. Exibições de jogos, lutas e "lives" em telões nos estabelecimentos permanecem vedados. Bares e clubes também estão impedidos de abrir. Restaurantes, barracas de praia e praças de alimentação de shoppings ainda têm restrições de 50% da capacidade.

Na região de Fortaleza, excetuando-se a educação infantil na rede privada, que tem liberação para funcionar com 30% da capacidade, as aulas presenciais em universidades e nas escolas da rede de ensino público e privado do Estado continuam proibidas. Desde a segunda-feira, 7, foi autorizado o retorno das atividades presenciais de músicos e humoristas no municípios que estão na fase 4 do Plano de Retomada.

Cada passo na evolução da reabertura no Estado é definido pelas macrorregiões e são possíveis mediante atendimento de exigências de lotação dos espaços, restrições na capacidade de atendimento, reestruturações física e protocolos de funcionamento delimitados por decretos em cada fase.

O médico epidemiologista Marcelo Gurgel, professor e membro do GT de Enfrentamento à Covid-19 da Universidade Estadual do Ceará (Uece), avalia de forma positiva o processo de retomada das atividades no Estado, após período de isolamento rígido. "Foi comedido. Estado foi diligente e parcimonioso. Teve cuidado e foi liberando à medida que foi confirmando as informações", analisa.

Contudo, ele pondera a ordem de retorno de alguns setores. "A gente pode contestar a educação ter começado pelo pré-escolar. Parece que se levou mais em consideração a questão financeira, com as escolas fechando. Eles têm maior aproximação com os professores e coleguinhas e menor entendimento. Poderia ter liberado antes ensino fundamental e médio", argumenta. Os locais fechados apresentam importante risco de contágio, mesmo com redução da capacidade, pois não há circulação de ar.

Mesmo em locais abertos, como praias, aglomerações de pessoas, em grande parte sem máscara, são graves e preocupam. "O resultado das praias no feriadão será o grande teste que vai acontecer nos próximos 15 dias", frisa. Tossir, espirrar, pegar no rostos e ter contato com outras pessoas na areia ou em áreas comuns de barracas podem aumentar a contaminação.

O Ceará registra 222.884 casos de Covid-19 e 8.588 mortes pela doença, conforme atualização às 17h19min de ontem, 8, da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Foram 411 novos casos confirmados e quatro mortes ocorridas nas últimas 24 horas. O Estado tem 87.413 casos da patologia em investigação e apresenta taxa de letalidade de 3,9% (a relação entre o número de casos e as mortes). São 197.775 pacientes recuperados do novo coronavírus. Foram realizados 666.498 exames no Estado. Fortaleza concentra 47.518 confirmações da doença e 3.806 óbitos. O que corresponde a 21% e 44% dos registros do Estado, respectivamente.

 

Brasil

País tem 4,1 milhões de casos e 127.464 mortes por Covid-19 registradas até ontem, 8. Foram 14.279 novos casos confirmados e 504 novos óbitos em 24 horas. São 3,3 milhões de pessoas recuperadas

 

O que você achou desse conteúdo?