Logo O POVO+
114 estabelecimentos são fiscalizados e 28 interditados em Fortaleza
Economia

114 estabelecimentos são fiscalizados e 28 interditados em Fortaleza

| DECRETO | A Polícia Militar abordou 2.457 estabelecimentos no Estado e fechou 878. Balanço foi divulgado ontem pela Sesa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FISCAIS da Agefis participaram das fiscalizações (Foto: divulgação /  rodrigo carvalho-agefis)
Foto: divulgação / rodrigo carvalho-agefis FISCAIS da Agefis participaram das fiscalizações

Entre quinta-feira, 28, e domingo, 31 de janeiro, a Vigilância Sanitária do Estado, órgão ligado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), e a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) realizaram fiscalização em 114 estabelecimentos da Capital. As ações resultaram em 28 interdições. As equipes verificaram o cumprimento do decreto sanitário preventivo à disseminação da Covid-19. O balanço das ações foi divulgado ontem, 1º, pela Sesa.

LEIA TAMBÉM: Saiba quais cidades do Ceará já aplicaram 100% das doses recebidas contra a Covid-19

A Vigilância Sanitária do Estado, com apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, fiscalizou 82 estabelecimentos no período, sendo 78 em Fortaleza e quatro no Eusébio. Destes, 60 estavam cumprindo as medidas de prevenção. Foram interditados 19 locais, sendo 18 com proibição imediata de sete dias de funcionamento. Outro estabelecimento, por reincidência, foi interditado por 30 dias. O órgão interditou 17 locais em Fortaleza e dois no Eusébio.

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) realizou, entre sexta-feira, 29, e domingo, 31, 36 fiscalizações em estabelecimentos comerciais e logradouros públicos. As ações resultaram em 11 notificações, 10 autuações, 11 interdições a estabelecimentos e quatro atividades encerradas pelo descumprimento do decreto de enfrentamento à Covid-19.

LEIA TAMBÉM: Agentes de saúde são vacinados no Centro de Eventos nesta segunda-feira

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) abordou 2.457 estabelecimentos em todo o Estado, tendo 878 deles sido fechados. Conforme a pasta, a Polícia Militar atuou com equipes do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e do Policiamento Ostensivo Geral (POG). As fiscalizações contaram com reforço de companhias da Capital, Região Metropolitana de Fortaleza, Região Norte e Região Sul do Estado.

Um dos locais alvo da abordagem foi uma festa de forró que reunia mais de 1,5 mil pessoas, no Eusébio, na madrugada de domingo, 31. De acordo com os fiscais, mais de cinco quarteirões estavam ocupados com carros.

Conforme Jane Cris Cunha, técnica da Vigilância Sanitária do Estado, é possível observar maior adesão às medidas de prevenção por parte dos estabelecimentos. Ela explica os diferentes tipos de sanções que podem ser aplicadas. "Às vezes, um estabelecimento é apenas autuado porque existem funcionários ou clientes no interior que não estão fazendo uso de máscara e não há necessidade de fazer uma interdição", explica.

"A interdição é preconizada nos decretos a todos aqueles estabelecimentos que estão descumprindo de forma mais grave", acrescenta. A interdição pode ser de sete dias, quando o descumprimento é identificado pela primeira vez, ou de 30 dias, em caso de reincidência.

As infrações mais comuns, conforme a Sesa, são a entrada e circulação de pessoas após as 22 horas.

 

Casos

Ceará soma 375.024 casos de Covid-19 e 10.486 óbitos pela doença até esta segunda-feira, 1, conforme o IntegraSUS. Uma pessoa morreu pela doença nas últimas 24 horas

10 novos leitos de UTI foram inaugurados nesta quinta-feira no IJF 2
10 novos leitos de UTI foram inaugurados nesta quinta-feira no IJF 2

Taxa de ocupação está acima de 80% no Estado

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Ceará se mantém alta, de acordo com a última atualização na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), feita às 20h05min de ontem. Segundo a plataforma, Fortaleza mantém a ocupação acima do observado em todo o estado, com 85,59% para UTIs e 80,64% para enfermarias.

A ocupação de todos os leitos de UTI no Ceará foi 83,64%, sendo que 86,18% vagas de UTI adulto e 64,86% das UTIs infantis estavam preenchidas. Foi o quarto dia consecutivo que os índices ultrapassaram os 80%. Há três dias, a taxa ultrapassou a registrada em junho do ano passado (84,83%).

As enfermarias apareceram na plataforma com índice menor de utilização: 53,84%, mas havia unidades que não possuíam mais leitos disponíveis, como o Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Antônio Prudente e o Hospital Uniclinic, em Fortaleza; Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte e Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim.

Os hospitais que não possuíam leitos de UTI disponíveis até o momento da atualização foram: Dr. Waldemar Alcântara (Hospital de Messejana), São Carlos, Uniclinic, Walter Cantídio e São José, todos em Fortaleza.

A ocupação também estava alta em todas as demais macrorregiões de saúde: Sobral (71,43%) e Cariri (85,94%). A macrorregião de saúde do Sertão Central mostrou 95% e a do Litoral Leste/Jaguaribe, 100% dos leitos de UTI ocupados, mas a marca foi atingida por não ter havido atualização das demais unidades de saúde monitoradas pela Sesa.

A secretaria publicou ontem duas notas técnicas de alerta relacionadas às novas variantes do coronavírus. Um documento orienta viajantes que chegam ao Estado oriundos de localidades com circulação de novas mutações do coronavírus. A outra publicação detalha procedimentos para as unidades da rede de saúde estadual quanto ao monitoramento de casos suspeitos e eventual detecção da variante identificada no Amazonas. A Sesa afirma que não há casos confirmados no Ceará.

São consideradas áreas de risco com circulação de novas variantes: Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Roraima, Pará e Sergipe. Os países que estão no alerta são a Argentina, Canadá, Chile, Equador, Estados Unidos, Jamaica, México, Peru, Japão, Reino Unido, África do Sul e República Dominicana.

O que você achou desse conteúdo?