Logo O POVO+
Famosa e Citri&Co assinam aliança global em frutas
Economia

Famosa e Citri&Co assinam aliança global em frutas

A transação vinha sendo adubada pelo menos desde o ano passado e deverá estar concluída ainda neste mês. Os valores não foram revelados
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Na Ceasa, melão amarelo e o japonês dispararam o preço e são vendidos por R$ 4,00/kg;  melancia também tem aumento de (+35,2%) e está custando R$ 2,30/kg (Foto: Arquivo)
Foto: Arquivo Na Ceasa, melão amarelo e o japonês dispararam o preço e são vendidos por R$ 4,00/kg; melancia também tem aumento de (+35,2%) e está custando R$ 2,30/kg

A espanhola Citri&Co agora é sócia da cearense Agrícola Famosa, líder mundial na produção e exportação de melão e melancia. A transação vinha sendo adubada pelo menos desde o ano passado e deverá estar concluída ainda neste mês. Os valores envolvidos na operação não foram revelados, mas a maior parte é dinheiro injetado na Famosa.

Um dos sócios da Famosa, Luiz Roberto Barcelos, disse que, pelo menos por ora, cada empresa segue com sua respectiva autonomia. Não descarta no futuro uma possível fusão ou aquisição.

 

A gestora de fundos espanhol Miura Private Equity conduziu o processo. A gestora tem declarados 1 bilhão de euros sob gestão. Desde 2008, investiu em mais de 40 empresas.

A Citri&Co vislumbra a expansão na presença internacional e na ampliação do portfólio de frutas cítricas e de caroço.

Cítricos, melões e melancias têm como principal mercado a Europa. São mais de 30% do consumo total de frutas no continente. As frutas cítricas são as mais consumidas no inverno europeu, já melões e melancias são a principal categoria no verão.

Espanha e Brasil são destaques no mundo no segmento, durante as janelas de safra e entressafra. A empresa espanhola se declara a maior do mundo verticalmente integrada. As duas empresas definem a aliança como o nascimento de uma plataforma global única, mas com a manutenção das marcas e operações separadas.

Em nota, o CEO da Cítri&Co, Carlos Blanc, afirma que a Famosa se encaixa na estratégia da empresa. "Ambas as empresas têm uma forte tradição familiar e compartilham os mesmos valores de negócios, visão e compromisso com o desenvolvimento de suas respectivas comunidades".

Pela Famosa, o CEO e fundador Carlos Porro, sócio de Luiz Roberto Barcelos, disse também em nota estar animado no ingresso na Cítri&Co. "Esta parceria representa um marco fundamental na história da Agrícola Famosa e reforça a posição estratégica da empresa."

Em setembro de 2020, o empresário Alexandre Sales concluiu a primeira colheita de trigo no Ceará. Colheu 5.300 kg por hectare na área plantada e em apenas 75 dias. O apenas é pela referência do plantio em outras regiões. No Sul, 2.400 kg por hectare e no Cerrado algo em torno de 5.500 kg por hectare, mas com duração entre 140 a 180 dias.

O projeto é uma parceria com a Agrícola Famosa, a dona dos cinco hectares usados no teste. O CEO da empresa, Carlo Porro, disse que empresa vê o trigo como uma provável alternativa para conciliar com o melão.

A Famosa tem sede no Ceará. Nasceu em 1995. Tem cerca de 300 mil hectares de terras próprias. Destes, 10 mil em produção. A companhia produz 200 mil toneladas de melões frescos e melancias, com 18 packing houses (estruturas para embalagem e distribuição).

A empresa espanhola é uma das maiores produtoras e distribuidoras de frutas cítricas e de caroço da Europa. A empresa foi fundada em 2017 com a integração da Martinavarro e Rio Tinto. Em seguida, com a Perales & Ferrer, Frutas Esther e Sunpack. Hoje, a Citri&Co declara fornecer mais de 500 mil toneladas de frutas frescas. Tem 12 packing houses.

 

O que você achou desse conteúdo?