Logo O POVO+
Troller vai encerrar produção de veículos até o fim de setembro, anuncia Ford
Economia

Troller vai encerrar produção de veículos até o fim de setembro, anuncia Ford

Segundo governo do Estado do Ceará, negociações para encontrar um comprador para a marca estavam avançadas e multinacional as suspendeu de modo abrupto na semana passada
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A Ford anunciou no dia 9 de agosto que deixará de produzir modelos Troller até 30 de setembro (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves A Ford anunciou no dia 9 de agosto que deixará de produzir modelos Troller até 30 de setembro

A Ford confirmou ontem que vai antecipar o encerramento da produção de veículos na fábrica da Troller, no município cearense de Horizonte, de dezembro para setembro.

Em janeiro, a multinacional pegou o mercado automotivo de surpresa ao anunciar o fim da produção de veículos no País, com um encerramento gradual no caso da unidade industrial cearense, inaugurada em 1997. Dez anos depois, a Ford anunciou a compra da marca Troller.   

LEIA MAIS | Fábrica da Troller é negociada com quatro interessados, diz secretário

+ Venda da Troller no Ceará ainda espera por decisão da Ford

Conforme comunicado interno assinado pelo presidente da Ford no Brasil, Daniel Justo, ao qual O POVO teve acesso, "como parte desse planejamento, a produção do modelo T4 será encerrada até o final de setembro e a produção de peças até o final de novembro. Para implementar esse plano vamos  trabalhar com o sindicato, nossos funcionários e nossos parceiros." A fábrica da Troller em Horizonte emprega quase 500 pessoas. No informe, o executivo afirma ainda que a empresa continuará "empenhada" na venda dos ativos.

No entanto, as negociações com potenciais compradores da Troller estão suspensas, segundo confirmou ao O POVO, o secretário do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho do Ceará, Maia Júnior. "Recebi às 14h30 um telefonema do gerente de operações da Ford no Brasil comunicando essa decisão. De antemão, posso dizer que a empresa está descumprindo tudo que comunicou sobre o Estado do Ceará em janeiro, de que as operações buscariam um comprador, sendo que apareceram vários interessados, fizeram propostas e chegaram a entendimentos iniciais", relatou o secretário.

LEIA TAMBÉM | Horizonte vai lutar para que marca Troller não morra

Maia Júnior acrescentou, no entanto, que havia recebido da Ford na semana passada a informação de que as negociações para venda tinham sido suspensas. "Liguei para saber o que estava havendo e me disseram que essa era uma posição corporativa da fábrica e que estavam analisando juridicamente como seria desfecho dessas negociações, mas quem vai querer comprar a fábrica se não puder ficar com marca", questionou.

"Essa antecipação da desmobilização da produção do T4 de dezembro para setembro não é o que havia sido apresentado perante o governo do Ceará. Não se trata uma coisa dessa responsabilidade assim e, infelizmente, estamos bastante decepcionados pelo comportamento de uma empresa multinacional que não tem respeito a um país do qual ela se serviu durante mais de cem anos", criticou o secretário.

Por outro lado, o POVO também apurou junto à Prefeitura de Horizonte que o município não havia sido comunicado oficialmente da antecipação do encerramento das operações da fábrica automotiva até o fechamento desta edição.

História

Em 2014, a fábrica da Troller foi inaugurada em Horizonte. Em 2007, a marca já havia sido vendida à Ford. O controlador da cearense, Mário Araripe, informou na ocasião que a gigante automobilística investiria R$ 400 milhões na expansão da marca.

O que você achou desse conteúdo?