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Agregar conteúdo é a melhor estratégia

| Brandformance | As inovações implementadas pelo O POVO para obter maiores taxas de conversão foram apresentadas ontem pelo diretor de Estratégias Digitais Filipe Dummar
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FORTALEZA, CE, 03-12-2021:Palestra de André Filipe Dummar, Paula Lima e Natércia realizaram uma palestra na noite de hoje sobre o sucesso da estratégia de
Foto: Bárbara Moira FORTALEZA, CE, 03-12-2021:Palestra de André Filipe Dummar, Paula Lima e Natércia realizaram uma palestra na noite de hoje sobre o sucesso da estratégia de "Branded Content" do grupo no hub de comunicação Nosso Meio. Aldeota, Fortaleza. (BÁRBARA MOIRA/ O POVO) 

Aliar a tradição e a credibilidade de um jornal com 93 anos de história às mais novas tendências de marketing para trazer resultado a uma empresa e seus clientes pode parecer (e é) um grande desafio, mas desde que resolveu aliar os conceitos de branding ao de performance, o Grupo de Comunicação O POVO vem alcançando feitos comparáveis aos de grandes veículos da mídia internacional.

Alguns desses resultados foram apresentados ontem no evento "Branded Content: O sucesso de conteúdos customizados", realizado no hub de comunicação Nosso Meio. Entre algumas das conquistas alcançadas ao longo de 2021, por exemplo, está o fato de O POVO ter ultrapassado grandes conglomerados de comunicação como a CNN e a BBCNews, em termos de engajamento no Instagram, conforme o CrowdTangle/Facebook.

Confira registros do evento:

Para se ter uma ideia, até aqui foram nada menos que 237,6 milhões de curtidas e 9,8 milhões de comentários em conteúdos publicados pelo O POVO naquela rede social, totalizando 247,7 milhões de interações. Esse resultado é mais que o dobro do apresentado no período por outro tradicionalíssimo veículo internacional. Em igual período, o New York Times obteve 108,5 milhões de interações no Instagram.

Os números e a qualidade do material publicado atraíram a atenção de quatro das principais big techs do mundo. O POVO é o único veículo cearense com anúncios de empresas como Google, Facebook, Amazon e Netflix nos últimos 12 meses.

Para o diretor de Estratégia Digital do GCOP, André Filipe Dummar, "Nós montamos essa estratégia com essas empresas. Elas estão anunciando com a gente porque nós estamos conseguindo construir isso, unindo branding com performance. Foram trabalhos de marketing direto".

Ele explica que 2021 foi o ano de brandformance de O POVO, ou seja, o momento em que o trabalho de agregar mais valor à marca juntou-se ao de obter altas taxas de conversão. "Uma etapa específica nessa direção foi o nosso portal. Dentro dele, há tecnologias de altíssimo nível no mercado global. O primeiro tem essa premissa de contexto e imersão que a gente chama de "sandbox", como se fosse uma caixa de areia. O objetivo é que o nosso leitor consuma o nosso conteúdo de forma mais simples", citou.

"Se você pegar o nosso portal, pegar uma página interna e for rolando para baixo vai ver que outra notícia vai aparecer na chamada rolagem infinita. Mas nessa rolagem infinita, aquela notícia próxima não vem do nada. Ela tem uma inteligência artificial já embarcada. Inicialmente, por segmentação de conteúdo. Então, hoje eu pego o conteúdo que são contextuais àquela notícia e, a partir disso, eu trago outra que você tenha mais propensão a consumir".

Paula Lima, editora da Labeta, mostrou que os conteúdos veiculados alcançaram 1 milhão de visualizações
Paula Lima, editora da Labeta, mostrou que os conteúdos veiculados alcançaram 1 milhão de visualizações (Foto: Bárbara Moira)

Paula Lima, editora da Labeta, estúdio de branded content do O POVO, ressaltou algumas soluções customizadas feito para e em parceria com grandes empresas e instituições. "A essência do branding é customizar de acordo com a marca e nesse sentido nós temos alcançado grandes resultados em termos de webcontents. São 1 milhão de visualizações de páginas e 418 mil usuários, entre janeiro e novembro deste ano".

Já Natércia Melo, gerente de marketing do GCOP, citou o exemplo dos publiposts produzidos pelo O POVO. "Os números são bem atrativos. Somente em outubro, o alcance desse conteúdo foi de 4,4 milhões de pessoas. Em novembro, com a Black Friday, esse número saltou para 8 milhões. Isso quer dizer que vários clientes conseguiram impactar no feed, nos stories, no Facebook e no nosso portal".

 

FORTALEZA, CE, 03-12-2021:Palestra de André Filipe Dummar, Paula Lima e Natércia realizaram uma palestra na noite de hoje sobre o sucesso da estratégia de
FORTALEZA, CE, 03-12-2021:Palestra de André Filipe Dummar, Paula Lima e Natércia realizaram uma palestra na noite de hoje sobre o sucesso da estratégia de "Branded Content" do grupo no hub de comunicação Nosso Meio. Na foto, Fernando Hélio anfitrião do evento e diretor do espaço Nosso Meio. Aldeota, Fortaleza. (BÁRBARA MOIRA/ O POVO) 

Desafio de curto prazo

Com a pandemia, as pessoas se trancaram do dia para noite, Elas saíram das suas empresas e tiveram que botar o computador debaixo do braço e trabalhar em casa. A partir do momento em que você está trancado, reduz o seu número de interações e o seu campo de visão. Então, durante a pandemia, foi preciso acelerar o que levaria anos para acontecer e realizar em um curto período de tempo.

Fernando Hélio Brito
Diretor do Nosso Meio

FORTALEZA, CE, 03-12-2021:Palestra de André Filipe Dummar, Paula Lima e Natércia realizaram uma palestra na noite de hoje sobre o sucesso da estratégia de
FORTALEZA, CE, 03-12-2021:Palestra de André Filipe Dummar, Paula Lima e Natércia realizaram uma palestra na noite de hoje sobre o sucesso da estratégia de "Branded Content" do grupo no hub de comunicação Nosso Meio. Na foto, Evandro Colares, diretor da Advance Comunicação. Aldeota, Fortaleza. (BÁRBARA MOIRA/ O POVO) 

Veículos precisam ser multiplataforma

Muita coisa aconteceu nas últimas três décadas, mas eu diria que o mais está nos impactando são as mudanças dos últimos cinco anos. A parte do digital anda a passos gigantes. Os próprios veículos impressos estão se reinventando e fazendo uma conjugação com o digital. Hoje, os veículos precisam ser multiplataforma e, nesse contexto, as agências também tiveram de se reinventar.

Evandro Colares
Diretor da Advance Comunicação

FORTALEZA, CE, 03-12-2021:Palestra de André Filipe Dummar, Paula Lima e Natércia realizaram uma palestra na noite de hoje sobre o sucesso da estratégia de
FORTALEZA, CE, 03-12-2021:Palestra de André Filipe Dummar, Paula Lima e Natércia realizaram uma palestra na noite de hoje sobre o sucesso da estratégia de "Branded Content" do grupo no hub de comunicação Nosso Meio. Na foto, Kleyton Mourão, publicitário da WMcCann. Aldeota, Fortaleza. (BÁRBARA MOIRA/ O POVO) 

Cenário é de complexidade

A complexidade do cenário é igual para todos. Se você parar para pensar, vai ver que todos os grandes grupos de comunicação do mundo estão tateando ainda. Todo mundo acha que tem alguma resposta ou que tem uma grande fórmula para propaganda. Não, não existe uma grande fórmula para comunicação no momento. Resumindo, a grande diferença é ter mais ou menos capacidade de investimento.

Kleyton Mourão
Diretor de Criação da WCMcCann

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