Logo O POVO+
Zé Ricardo, novo técnico do Fortaleza, só comandou times da Série A
Esportes

Zé Ricardo, novo técnico do Fortaleza, só comandou times da Série A

Treinador trabalhou em três equipes do Rio de Janeiro: Flamengo, Vasco e Botafogo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 (Foto: )
Foto:

O último trabalho de Zé Ricardo foi no Botafogo, de onde foi demitido em abril
O último trabalho de Zé Ricardo foi no Botafogo, de onde foi demitido em abril

Zé Ricardo era o primeiro nome que a diretoria do Fortaleza tinha em mente para substituir Rogério Ceni e em cerca de 24 horas o acerto com o treinador foi concretizado.

Ele deve desembarcar na Capital hoje à tarde e comandar o primeiro treino no CT Ribamar Bezerra amanhã. Até sábado, quando estreia no comando do Leão diante do Internacional-RS, terá três dias de trabalho.

+ Confira classificação atualizada da Série A do Brasileiro

A escolha por Zé Ricardo foi justificada pelo presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, em entrevista à ESPN. "Tem o perfil que agrada a gente, é um nome jovem, tem boa experiência na Série A, conhece muito bem o futebol carioca e vamos duelar com times do Rio de Janeiro dentro do Campeonato", disse.

O dirigente tem razão. Desde que começou a carreira profissional, Zé Ricardo só assumiu equipes cariocas. Começou como interino no Flamengo, em 2016, e conduziu o time à terceira colocação da Série A.

No ano seguinte, foi demitido do Fla e assumiu o Vasco no Brasileirão. No Gigante da Colina conseguiu sequência de 11 partidas sem derrotas — num universo de 16 jogos — e arrastou o Vasco da 14ª para a 7ª colocação, garantindo vaga na Pré-Libertadores.

Desempenho de Zé Ricardo na Série A
Desempenho de Zé Ricardo na Série A

Em 2018, nova troca. Demitido do Vasco, foi para o Botafogo. Quando chegou, o Glorioso era 10º colocado; ao fim da Série A, era 9º.

A Série A, inclusive, foi a única divisão do Brasileiro na qual Zé Ricardo trabalhou. Se somarmos todos os jogos que comandou na elite, o novo comandante tricolor apresenta desempenho superior a 50% — percentual mais que satisfatório para um clube que tem como principal objetivo não ser rebaixado.

No geral, são 99 jogos, sendo 44 vitórias, 33 empates e 22 derrotas — aproveitamento de 55,6%. O detalhe curioso é que quando estrear no Fortaleza, diante do Internacional, Zé Ricardo estará também alcançando a marca de 100 jogos na Série A.

Futcast elenca erros e acertos de Ceará e Fortaleza no Clássico-Rei

Listen to "#66 - Pós-Clássico: destaques, acertos e erros de Ceará e Fortaleza" on Spreaker.

Na Prancheta analisa o que decidiu o Clássico-Rei do último sábado

O que você achou desse conteúdo?