Logo O POVO+
Previsto para setembro, edital da concessão do Castelão deve atrasar
Esportes

Previsto para setembro, edital da concessão do Castelão deve atrasar

Previsão dada pela gestão anterior da Sejuv dificilmente será cumprida. Clubes preferem modelo atual, em que compartilham a administração
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Estádio Castelão (Foto: FCO Fontenele)
Foto: FCO Fontenele Estádio Castelão

Primeira casa de Ceará e Fortaleza nos jogos das equipes, o Castelão ainda tem momentos de incerteza quanto ao futuro. Isso porque o processo de licitação para o novo contrato de concessão administrativa do equipamento segue em trâmite, com prazo inicial estipulado tendendo a ser esgotado.

Na gestão anterior da então Secretaria do Esporte do Estado, o período estipulado para definição da nova gestão seria até setembro deste ano, momento em que Ceará e Fortaleza iriam encerrar a gestão compartilhada com o Governo do Gigante da Boa Vista. Ao O POVO, o atual titular da Secretaria do Esporte e Juventude do Estado (Sejuv), Rogério Pinheiro, informou que o processo de licitação "foi enviado ao Tribunal de Contas (do Ceará) e retornou para a Sejuv para que adequações a pedidos do TCE fossem feitas, para, então, mandar novamente para o Tribunal e para a Central de Licitações do Ceará".

Tal adequação necessária é em relação à Lei Nº 16.873, de 10 maio de 2019, que trata sobre o comércio e consumo de bebidas alcoólicas nos Estádios, segundo informou a assessoria da Sejuv.

A Central de Licitações da Procuradoria Geral do Ceará informou que licitações na modalidade "Concorrência" levam pelo menos 30 dias para irem à primeira sessão. Esse prazo é de divulgação do edital e só após este período que o concurso em si começa. O tempo que se leva para terminar o processo após esse tempo não é possível determinar, segundo o órgão.

A assessoria da Sejuv confirmou, via e-mail, que a licitação será realizada na categoria Concorrência Internacional.

O mês de agosto já está no fim e o de setembro tem exatamente 30 dias — mesmo período que é necessário apenas para divulgação pública do edital. Portanto, o prazo estipulado pela gestão anterior não deve ser cumprido. O POVO perguntou se a data limite seria mantida pela Sejuv, mas não obteve resposta, apenas que o processo "está em fase final".

Ceará e Fortaleza, então, devem continuar gerindo a Arena Castelão em dias de jogos até depois do mês de setembro — inicialmente era esperado que este seria o prazo final. Contudo, a vontade dos dois clubes era de que a administração compartilhada continuasse.

Em contato com O POVO, o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, disse que "a intenção era de que o modelo atual continuasse". "O modelo anterior era péssimo para os clubes, porque os times não tinham liberdade. Qualquer ação a mais tinha custo, como a fan fest que fazemos agora, ou qualquer outro serviço para o torcedor. Não tínhamos controle dos preços de vendas de água, salgados, refrigerantes e derivados, que eram vendidos a valores altos. Os torcedores reclamavam e nós não tínhamos o que fazer. Com a nossa entrada, conseguimos reduzir", declarou.

O presidente do Ceará, Robinson de Castro, confirmou conversa com o Estado para que a ideia de gestão atual continuasse.

Atualmente, os dois maiores times do Estado têm controle sobre estacionamentos, vendas de produtos dentro do estádio e exploram os naming rights (direito de nomeação) do Castelão — quando o Ceará é mandante, o estádio vira Arena Vozão; quando é o Fortaleza, é Arena Leão 1918 —, além do uso do campo. Marcelo Paz defende que o modelo atual, com essas características, é "melhor para os torcedores e para o futebol cearense".

Esses controles citados, porém, em tese vão ser repassados para a nova gestora, após o fim do processo licitatório.

O novo concurso para concessão do Castelão prevê contrato de 20 anos, com modelo de Parceria Público-Privada. O Estado investirá R$ 214,6 milhões durante as duas décadas.

O que você achou desse conteúdo?