Logo O POVO+
Ceará e Fortaleza estão entre os cinco que menos finalizam no Brasileirão
Esportes

Ceará e Fortaleza estão entre os cinco que menos finalizam no Brasileirão

Alvinegro é o terceiro "pior", com 187 finalizações, enquanto Tricolor é o quinto, com 204. Eficiência nos chutes a gol, porém, ameniza estatística
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
No Fortaleza, o goleador é Wellington Paulista, autor de cinco no Brasileirão (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR No Fortaleza, o goleador é Wellington Paulista, autor de cinco no Brasileirão

Bom ataque normalmente resulta em bom posicionamento na tabela. Entre os 10 piores ataques do Brasileirão, apenas duas das equipes estão dentro das 10 primeiras colocações da competição — São Paulo, 5º, e Botafogo, 10º. Desde 2006, quando o Campeonato Brasileiro por pontos corridos passou a ter 20 equipes, o máximo de times que terminou o campeonato no G10 e não estava entre os 10 melhores ataques foi quatro, em 2013. Em oito edições, apenas uma ou duas equipes de ataques ineficientes figuraram na parte de cima da tabela. A estatística é preocupante para Ceará e Fortaleza.

Para ter mais chances de marcar gols, as equipes precisam, antes de tudo, de volume nas finalizações. O Fortaleza é hoje a quinta equipe que menos finaliza no torneio — são 204 chutes ao todo. Já o Ceará é apenas o terceiro time em número de conclusões à meta adversária, com 187 tentativas. Tais marcas resultaram no mesmo número de gols, 21, o que as deixa na oitava posição no ranking de gols marcados no Brasileirão, ao lado de Corinthians-SP e Bahia. Os números são do site FootStats.

+ Confira classificação atualizada da Série A do Brasileiro

Um dado, porém, traz um contraste positivo para os time. Apesar do número reduzido de finalizações, os times cearenses necessitam de poucas tentativas para balançar as redes. O Ceará é o quarto melhor neste quesito, com 8,9 finalizações para fazer um gol. O Fortaleza é o nono, marcando um tento após 9,71 tentativas.

Levando em conta esse aproveitamento, caso as duas equipes finalizassem a mesma quantidade que o Grêmio (10º em finalizações, com 220), o Ceará teria entre 24 e 25 gols, enquanto o Fortaleza teria 22 ou 23. Dessa maneira, o Alvinegro de Porangabuçu poderia ter o quinto melhor ataque do torneio, enquanto o Leão do Pici teria a possibilidade de ser o sexto melhor sistema ofensivo da competição.

Em relação ao aproveitamento das finalizações — quantos chutes vão em direção ao gol e quantos erram a meta —, o desempenho dos cearenses da Série A é mediano. O Fortaleza acerta 42,2% (8º do Brasileirão), enquanto o Ceará tem boa mira em 41,2% (11º) dos chutes. Já os atletas de cada elenco com maior aproveitamento nas tentativas de gol (com mais de 10 finalizações no campeonato) são Thiago Galhardo, pelo Ceará, (57,6%) e André Luís, pelo Fortaleza (61,5%).

Os números também mostram a que distância do gol o aproveitamento das finalizações se eleva. O Ceará tem mais sucesso em chutes entre 11 e 15 metros (68,2% deles vão em direção ao gol), enquanto o Fortaleza é mais bem sucedido em arremates entre 6 e 10 metros (60,7%).

O Ceará volta a campo no próximo sábado, 14, às 21 horas, contra o Botafogo-RJ, na Arena Castelão. Já o Fortaleza visita o Bahia na Arena Fonte Nova no domingo, 15, às 16 horas. As partidas são válidas pela 19ª rodada e fecham o primeiro turno do Brasileirão.

Futcast fala sobre Edson Cariús, Enderson Moreira e as possíveis contratações de Leão e Vovô

Listen to "#71 - Cariús no Leão / Enderson em alerta / contratações em pauta" on Spreaker.

Este conteúdo exclusivo para assinantes está temporariamente disponível a todos os leitores como cortesia

O que você achou desse conteúdo?