Mais clubes, mais mídia, mais representatividade. É assim que o Novo Basquete Cearense (NBB) chega para sua 12ª edição. A nova temporada do principal campeonato da modalidade no País começa hoje com algumas novidades para o torcedor. A primeira é quanto ao número de participantes, que passou de 14 para 16. São quatro estreantes na competição.
Uma das atrações é a Unifacisa, de Campina Grande-PB, campeã da Liga Ouro 2019 e primeira representante da Paraíba na história na elite do basquete brasileiro. Também são novidades as presenças do São Paulo, vice-campeão da divisão de acesso, além de Rio Claro-SP e Pato Basquete-PR. Com os novos integrantes, o NBB passou de seis para sete unidades federativas representadas: Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.
A largada desta edição será dada com o Flamengo-RJ, atual campeão e que busca o sétimo título do NBB, contra o Minas, às 12h50min, em Belo Horizonte. Representando o Estado pela oitava temporada consecutiva, o Basquete Cearense fará a estreia na segunda-feira, 14, contra o Rio Claro, às 19h30min, no ginásio do Centro de Formação Olímpica (CFO), em Fortaleza.
+ Confira a tabela de jogos do NBB 2019/2020
A 12ª edição do NBB também entrará para a história como a edição mais midiática. Isso porque pela primeira todos os jogos da competição terão transmissão ao vivo, seja pela TV ou pela internet.
Ao todo, o fã da modalidade poderá acompanhar os jogos da Liga em seis plataformas: três emissoras de TV, dois sites de redes sociais e uma plataforma de streaming. Na TV aberta, as transmissões ocorrerão pela Band, com partidas todos os sábados, às 12h50min.
Na TV fechada, a Fox Sports exibe jogos às sexta-feiras e a ESPN às terças. Pelas redes sociais, as transmissões serão feitas nos perfis do NBB no Twitter e no Facebook.
A novidade nesta temporada fica por conta das transmissões através da DAZN, serviço de streaming sob demanda. A plataforma fechou contrato de três anos com a LNB (organizadora do NBB) e exibirá 120 partidas, além dos até cinco jogos das finais.
A fórmula de disputa do NBB 2019/2020 segue o modelo das últimas temporadas. Na primeira fase, as 16 equipes se enfrentam em dois turnos, num total de 30 partidas. Avançam para a segunda fase os 12 mais bem colocados, com os quatro primeiros já nas quartas de final. Os restantes disputam as oitavas em duelo melhor de três partidas.
A partir da fase de quartas de final, os playoffs terão formato melhor de cinco.
A exemplo do que ocorreu na última temporada, o NBB 2019/2020 também contará com o torneio Super 8 — disputa de mata-mata com os oito melhores colocados do primeiro turno da competição. O campeão desta disputa, que ocorrerá no mês de janeiro, garante vaga na principal competição do continente, a Liga dos Campeões das Américas, da Fiba.