Logo O POVO+
Com atuação de gala de Luiz Otávio, Ceará vira sobre Bahia e vence fora de casa
Esportes

Com atuação de gala de Luiz Otávio, Ceará vira sobre Bahia e vence fora de casa

Xerife da zaga alvinegra vive protagonismo de centroavante, marca dois gols e garante triunfo no fim do jogo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Luiz Otávio (ao centro, sendo abraçado) foi decisivo na zaga e no ataque (Foto: Max Haack / Agência Estado)
Foto: Max Haack / Agência Estado Luiz Otávio (ao centro, sendo abraçado) foi decisivo na zaga e no ataque

O zagueiro Luiz Otávio salvou o Ceará com atuação decisiva, na noite de ontem, no estádio Pituaçu, em Salvador. O Vovô perdia por 1 a 0 para o Bahia, com gol de Artur Victor, até os 40 minutos do segundo tempo. Mas o improvável aconteceu.

O defensor viveu momentos de camisa 9, marcou dois gols e carimbou a vitória de virada em seis minutos. O triunfo por 2 a 1 tira o Alvinegro do Porangabuçu da zona de rebaixamento do Brasileirão.

Desempenho gigante do jogador mais regular do elenco alvinegro. Quando Luiz Otávio se lesionou, acumulando dez partidas em recuperação, o Ceará ficou todo o período sem vencer uma partida. Com entrega máxima e marcação impecável contra os adversários, o zagueiro fez além da sua obrigação como defensor. Decidiu a partida com gols em noite memorável para reforçar a condição de ídolo.

Quando o Bahia encurralava os visitantes, Luiz Otávio aparecia dominante para afastar o perigo. Incansável, o dono da camisa 13 não levou um drible na partida. Os números da peleja exibem a soberania do defensor no gramado do Pituaçu. O xerife alvinegro cortou três bolas, somou quatro interceptações e ganhou simplesmente todos os cinco duelos aéreos com os atacantes do Esquadrão.

Além da vitória, os gols do zagueiro trazem alívio para a corda-bamba de Adílson Batista no comando do Ceará. O triunfo ameniza a falta de ousadia do treinador. Até levar o gol do Bahia e abrir mão da postura conservadora de atuar, o técnico parecia estar mais interessado no empate do que se arriscar para vencer e deixar o Z-4 — empate mantinha o Alvinegro na zona da degola.

+ Confira classificação atualizada da Série A do Brasileiro

No primeiro tempo, o Ceará não fez partida brilhante, mas conseguiu levar os 45 minutos sem sustos. Ofensivamente, o time foi pouco criativo, abusando de "ligação direta" para o centroavante Bergson.

Na segunda etapa, os comandados de Adílson voltaram melhor, ficando perto de marcar três vezes. O momento pedia mais um atacante em campo para concretizar as investidas em gol. Mas o treinador só teve coragem de lançar a equipe à frente após os baianos balançarem as redes.

Adílson colocou Mateus Gonçalves e Leandro Carvalho em campo, formando o quarteto com Baxola e Bergson. O jogo ficou aberto, e o time do Porangabuçu voltou a pressionar. Sem desistir do duelo, o Ceará foi coroado a partir da entrega do elenco e a noite mágica de Luiz Otávio. O zagueiro calou o estádio Pituaçu, impediu a entrada do Bahia no G-6 e garantiu a euforia da massa alvinegra.

Com o resultado, o Ceará chega a 29 pontos e pula de 17º para 15º colocado. O triunfo longe de seus domínios se torna ainda mais importante tendo em vista a sequência decisiva do Vovô dentro de casa. Nas próximas duas rodadas, o Alvinegro encara Vasco-RJ e Fluminense-RJ no Castelão e, caso vença, assegura situação confortável na tabela.

| LEIA TAMBÉM | 

"Demos um passo importante", afirma Adílson Batista, após Ceará sair do Z-4

Jogadores do Ceará usam luvas pretas em manifesto contra o vazamento de óleo no litoral do Nordeste

Ceará terá sete pendurados para partida diante do Vasco

Ficha técnica

Bahia 1x2 Ceará (Luiz Otávio)

Bahia: 4-1-4-1: Douglas; Nino, L. Fonseca, Juninho e Giovanni; Gregore; Élber (A. Caíke), Guerra (Marco Antônio), Flávio e Artur; Gilberto (Fernandão). Téc: Roger

Ceará: 4-4-2: D. Silva; Cristovam, T. Alves (Valdo), L. Otávio e J. Lucas; P. Ken (Leandro), W. Oliveira, Ricardinho e Lima (Mateus); Baxola e Bergson. Téc: Adílson Batista

Gols: 30MIN/2T - Artur; 40MIN/2T - Luiz Otávio; 46MIN/2T - Luiz OtávioData: 21/10/2019Horário: 19h30min

Local: estádio Pituaçu, em Salvador (BA)

Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)

Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Danilo Ricardo Simon (SP)

Cartões amarelos: Bergson, Cristovam e Baxola (CEA); Élber e Guerra (BAH)

O que você achou desse conteúdo?