Fora de casa, um aguerrido Basquete Cearense lutos, mas não conseguiu impedia a segunda derrota em três jogos desta temporada do Novo Basquete Brasil (NBB). No ginásio Pedrocão, o Carcará enfrentou o invicto e líder Sesi Franca pela terceira rodada da competição, e saiu derrotado por 88 a 80.
Em partida bem disputada, principalmente na segunda etapa, a equipe comandada por Dannyel Russo quase arrancou a vitória do líder do campeonato, mas tomou a virada. As parciais da partida foram 25 a 19, 14 a 26, 23 a 18 e 26 a 17. Com o resultado o time paulista segue com 100% de aproveitamento, com quatro triunfos em quatro jogos, enquanto os cearenses caem para 33% — venceu uma, perdeu duas.
Os dois times vinham de vitórias. O Carcará venceu o Pato Basquete no Paraná, por 78 a 58, enquanto o Franca vinha de conquista contra o Unifacisa-PB, por 86 a 75.
O Basquete Cearense terminou o primeiro quarto perdendo por seis pontos de diferença. O ataque funcionava bem (foram 19 pontos em dez minutos), mas a defesa, bastante exposta, não conseguia parar Lucas Dias, Cipolini e David Jackson, que marcaram 18 pontos no quarto.
No segundo período, porém, o Carcará demonstrou poder de reação e controle na quadra. Com um ataque diversificado, conseguiu fazer 26 pontos e segurar o adversário — que fez apenas 14. No intervalo, o Basquete Cearense vencia por 45 a 39.
Esta vantagem foi toda embora no segundo tempo. O que se assistiu no Pedrocão nos quartos finais foi uma partida de muito equilíbrio. Em três ocasiões o placar chegou a ficar igual. O Carcará demonstrou garra e não desistiu da partida nem mesmo nos últimos segundos, mas a equipe francana colocou sua experiência em quadra.
O cestinha da partida foi o ala norte-americano David Jackson, do Franca, com 20 pontos anotados, além de cinco rebotes e cinco assistências. Do lado cearense, o pivô Felipe terminou com 18 pontos e 14 rebotes.
Com a derrota, o Basquete Cearense caiu para 11ª colocação, com quatro pontos na competição. Já o Franca segue invicto e está na primeira posição da tabela.
O Carcará volta a quadra já amanhã, às 20 horas, diante do Bauru, no Ginásio Panela de Pressão, na cidade paulista.
NBB
Considerado o maior torneio de basquete de Brasil, o NBB conta nesta temporada com 16 participantes