Logo O POVO+
Vitórias e emoções marcam a jornada do Rubro-Negro até a final da Taça Libertadores
Esportes

Vitórias e emoções marcam a jornada do Rubro-Negro até a final da Taça Libertadores

Flamengo chega para final contra o River Plate com 58,3% de aproveitamento na campanha
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O jogo ocorre neste sábad, 18 (Foto: Paula Reis / Flamengo)
Foto: Paula Reis / Flamengo O jogo ocorre neste sábad, 18

O caminho para chegar na final da Taça Libertadores da América passa por 12 jogos, sendo seis na fase de grupos e seis no mata-mata da competição. Essa caminhada para Flamengo foi marcada por emoção do começo ao fim.

Na fase de grupos, o time liderado, então, por Abel Braga, começou a caminhada vencendo fora de casa o San José-BOL por 1 a 0, com gol de Gabigol. O Flamengo precisou ultrapassar a altitude para sair vitorioso do embate. Na partida seguinte, a estreia no Maracanã, veio com nova vitória. Com autoridade, o Flamengo venceu a LDU-EQU por 3 a 1 , com direito a dois pênaltis cometidos pelo Rubro-Negro - um defendido por Diego Alves.

Parecia que o clube carioca iria passar pelo Grupo D com tranquilidade. Parecia. Na terceira rodada, a primeira derrota, e em casa. O Peñarol-URU venceu por 1 a 0, num jogo com expulsão de Gabigol. Na semana seguinte, a redenção. Também no Maraca, o Flamengo goleou o San José-BOL por 6 a 1.

Duas semanas depois, a segunda derrota. Jogando em Quito, o Fla acabou derrotado para a LDU-EQU por 2 a 1.

Na última rodada, Flamengo e Peñarol chegaram com nove pontos cada, enquanto a LDU estava com sete e só dependia de si. Os equatorianos venceram por 4 a 0 e o drama no Uruguai se instaurou. O empate classificava o Fla, mas a vitória mínima do Peñarol fazia a equipe uruguaia avançar. Desespero até o fim e igualdade mantida - Rubro-Negro passou.

Chegando nas oitavas de final, Jorge Jesus já havia assumido o Flamengo. O adversário era o algoz de outrora, o Emelec-EQU. Na ida, 2 a 0 para os equatorianos, e todos davam como continuação a sina do Fla de não passar das oitavas. Na volta, 2 a 0 devolvidos e classificação garantida nos pênaltis.

Nas quartas, o adversário foi o Internacional. O Fla venceu por 2 a 0 a ida, no Beira-Rio, e empatou em 1 a 1 a volta para garantir a vaga da semifinal.

Pelo caminho, outro gaúcho. Dessa vez, o Grêmio, semifinalista nas três últimas Libertadores. Na ida, os times ficaram no empate em 1 a 1. Na volta, a superioridade dos cariocas foi convertida em gol. Triunfo por 5 a 0 e passagem carimbada para Peru na primeira final única na Taça Libertadores.

Foram seis vitórias, três empates e três derrotas - aproveitamento de 58,3%. Não faltaram emoções e o torcedor do Fla espera que o confronto derradeiro seja de alegria e não de drama. 

O que você achou desse conteúdo?