Logo O POVO+
Ceará abre placar, sofre virada, é goleado pelo Flamengo e demite Adílson Batista
Esportes

Ceará abre placar, sofre virada, é goleado pelo Flamengo e demite Adílson Batista

Derrota por 4 a 1 se consolidou no segundo tempo, quando o técnico alvinegro sacou Galhardo do ataque para pôr o zagueiro Thiago Alves. Vovô pode entrar na zona de rebaixamento do Brasileirão nesta quinta-feira
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Bruno Henrique marcou três dos quatro gols do Flamengo contra o Ceará no Maracanã (Foto: Mauricio Val/FVIMAGEM)
Foto: Mauricio Val/FVIMAGEM Bruno Henrique marcou três dos quatro gols do Flamengo contra o Ceará no Maracanã

O ferrolho alvinegro nem de longe funcionou. Em duelo de 90 minutos de ataque contra defesa, levou a melhor quem privilegiou o jogo ofensivo. O Ceará até surpreendeu ao abrir o placar no Maracanã, na noite de ontem, em plena festa do Flamengo, que celebrava os títulos do Brasileirão e da Libertadores. Entretanto, o Vovô não suportou a pressão sufocante dos donos da casa e sofreu a virada — e a goleada — por 4 a 1.

Thiago Galhardo marcou o gol do Ceará, no primeiro tempo. O Flamengo concretizou a virada com três tentos de Bruno Henrique e um de Vitinho, no segundo tempo, após bombardear o sistema defensivo dos cearenses.

Com a derrota, Adílson Batista foi demitido do comando técnico do Ceará. Ele dirigiu a equipe por 13 rodadas, tendo 35,9% de aproveitamento. Até o fechamento da página, o substituto ainda não havia sido anunciado.

A derrota pode complicar de vez a situação do Ceará na tabela da Série A. O clube do Porangabuçu pode entrar na zona de rebaixamento ainda hoje, caso o Cruzeiro-MG vença o CSA-AL no Mineirão, em Belo Horizonte. Desta forma, a Raposa sairia do Z-4 e abriria dois pontos de vantagem para o Alvinegro, faltando apenas três rodadas para o encerramento da Série A.

+ Confira classificação atualizada da Série A do Brasileiro

A pressão no Maracanã, diante do ataque mais perigoso do continente, já era esperada. E o Ceará se comportou bem no primeiro tempo diante do cenário projetado contra o Fla. A estratégia era clara: fechar todos os espaços atrás e tentar explorar contra-ataques.

Na primeira etapa, o Ceará foi cirúrgico. Foram 45 minutos encurralado pelo Rubro-Negro. Na única chance clara de gol criada, balançou as redes. Após jogada individual de Felipe Baxola, Thiago Galhardo, atuando como "falso 9", apareceu na área para empurrar a bola para as redes.

Mas aí veio o segundo tempo. E a mão do treinador pesou. Não só a do celebrado Jorge Jesus, do Flamengo. Chamou atenção Adílson Batista sacar no intervalo o jogador com mais condições de levar perigo à meta do goleiro Diego Alves, Thiago Galhardo, e colocar um terceiro zagueiro, Tiago Alves, em campo.

O objetivo era óbvio. Transformar o sistema defensivo do Ceará em muralha e lutar por uma bola para ampliar o placar ou segurar o resultado. A falha no resultado também. O Flamengo foi atraído para o ataque e o(s) gol(s) virou questão de tempo.

Primeiro Bruno Henrique empatou, aos 19 minutos. Aos 28, virou. Adílson pôs Mateus Gonçalves e Leandro Carvalho em campo, mas o estrago já estava consolidado.

Na reta final da partida, Samuel Xavier foi expulso. E Bruno Henrique marcou de novo. Deu tempo ainda de Vitinho fechar a goleada para delírio dos mais de 67 mil torcedores presentes no Maracanã, que assistiram ainda a entrega das medalhas de campeão brasileiro para o elenco do Flamengo.

| LEIA TAMBÉM |

Análise: Na goleada para o Flamengo, Ceará teve sua história ferida por erros clamorosos de Adílson Batista

Com saída de Adílson Batista, treinador do time sub-20 é cotado para assumir comando do Ceará

Futcast fala sobre a violência no último Clássico-Rei

Listen to "#79 - Violência no Clássico-Rei: o que deu errado e a possibilidade de torcida única" on Spreaker.

Ficha técnica

Flamengo 4x1 Ceará

Flamengo: 4-2-3-1: Diego Alves; Rodinei, Rodrigo Caio, Rhodolfo e Renê; Diego (Lincoln) e W. Arão; E. Ribeiro, Reinier (Vitinho) e Arrascaeta (Gerson); Bruno Henrique. Téc: Jorge Jesus.

Ceará: 4-3-2-1: Diogo Silva; Samuel Xavier, Valdo, Brock e João Lucas (L. Carvalho); Fabinho, Ricardinho (Mateus) e Ken; Chico e Baxola; Galhardo (T. Alves). Téc: A. Batista

Gols: 26MIN/1T - Galhardo; 19MIN/2T - B. Henrique; 28MIN/2T - B. Henrique; 40MIN/2T - B. Henrique; 46MIN/2T - Vitinho

Data: 27/11/2019

Horário: 21h30min

Local: Maracanã (RJ), no Rio de Janeiro

Árbitro: Paulo Roberto Alves (PR)

Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Rafael Trombeta (PR)

Cartões amarelos: Vitinho e Rodrigo Caio (Fla); Valdo (Cea)

Cartões Vermelhos: Samuel Xavier (Cea)

Renda: R$ 5.377.084,00

Público: 61.246

Domínio do Flamengo

Finalizações: 26 contra 5 do Ceará

Finalizações para o gol: 7 contra 1

Escanteios: 13 contra 3

Grandes chances: 5 contra 1

 

O que você achou desse conteúdo?