Logo O POVO+
Fortaleza encerra a melhor temporada da história do clube com vitória por 2 a 1 sobre o Bahia
Esportes

Fortaleza encerra a melhor temporada da história do clube com vitória por 2 a 1 sobre o Bahia

Festa na arquibancada e recordes batidos marcam um ano quase perfeito para a torcida tricolor
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Sob os gritos de
Foto: JL ROSA Sob os gritos de "Fica, Rogério", o técnico do Fortaleza celebrou a campanha

Foi com muita festa que o Fortaleza se despediu da Série A 2019 e do melhor ano da história do clube. Em campo, uma vitória por 2 a 1 que confirmou a nona colocação — melhor patamar na história do clube no Brasileirão pós-1971. Nas arquibancadas, 52.552 pagantes e mosaicos antes, durante e depois do jogo, com menções, claro, à inédita vaga na Sul-Americana.

"Foi uma festa completa", sintetizou o técnico Rogério Ceni, após o jogo, em entrevista coletiva. "Todo torcedor do Fortaleza sai hoje orgulhoso da campanha, do dia, do jogo, do ano".

+ Confira classificação atualizada da Série A do Brasileiro

Além do orgulho, o torcedor tricolor saiu do estádio com um outro sentimento: "Fica, Rogério", como apareceu no telão, no mosaico e nos gritos da torcida. Sobre isso, o técnico desconversou mais uma vez: disse apenas que iria "pensar com calma". Mas mencionou as dificuldades de ficar pelo terceiro ano seguido. Afinal, se você quiser que o torcedor continue do seu lado você tem que continuar ganhando. "Ganhar é difícil, se manter ganhando é mais complicado, pelo terceiro ano é mais difícil ainda".

FORTALEZA, CE, BRASIL, 08-12-2019: MOSAICO DA TORCIDA DO FORTALEZA. FORTALEZA X BAHIA - CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE A - ESTÃ.DIO CASTELÃO. (FOTO: JL ROSA)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 08-12-2019: MOSAICO DA TORCIDA DO FORTALEZA. FORTALEZA X BAHIA - CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE A - ESTÃ.DIO CASTELÃO. (FOTO: JL ROSA) (Foto: JL ROSA)

O jogo em si começou com ambos os times tendo seus momentos de posse de bola. O Bahia chegou a ter quase dois minutos sem deixar o Fortaleza tocar na bola. O Leão devolveu alcançando, entre 10 e 15 minutos, 81% de posse de bola, conforme o Footstats. A diferença foi que o Fortaleza aproveitou o momento dele: aos 12 minutos, Osvaldo, de cabeça, abriu o marcador.

O Fortaleza caiu de ritmo em seguida, permitindo que o Bahia crescesse no jogo. Faltava criatividade nos baianos, porém. O Bahia só foi finalizar pela primeira vez aos 30 minutos. Mas foi uma grande chance, Gilberto saindo cara a cara do goleiro e Felipe Alves se agigantando para evitar o empate. Dois minutos depois, não daria para o goleiro do Leão. Artur cobrou falta, a bola desviou na barreira e pegou o arqueiro do Leão no contrapé.

Acabaria sendo a última finalização do primeiro tempo.

O segundo tempo teria menos gols, mas seria mais movimentado. O jogo passou a ficar aberto e o principal erro técnico registrado em campo passou a ser a finalização. O Bahia começou mais em cima: Logo aos três minutos, Felipe Alves foi obrigado a trabalhar, após a bola sobrar para Elber.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 08-12-2019: OSVALDO, ATACANTE DO FORTALEZA. FORTALEZA X BAHIA - CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE A - ESTÃ.DIO CASTELÃO. (FOTO: JÚLIO CAESAR/O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 08-12-2019: OSVALDO, ATACANTE DO FORTALEZA. FORTALEZA X BAHIA - CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE A - ESTÃ.DIO CASTELÃO. (FOTO: JÚLIO CAESAR/O POVO) (Foto: JÚLIO CAESAR)

Até Kieza obrigar Douglas fazer uma grande defesa com o pé, aos 19 minutos, todas as quatro finalizações do jogo até ali eram do Bahia. O jogo passaria a ficar lá e cá. Mas só foi aos 32 que o Fortaleza faria o gol da vitória: Tinga apareceu livre para completar o cruzamento rasteiro de Gabriel Dias. A partir dali, o Fortaleza não sofreria. Soube controlar o jogo e pôde, então, contemplar a festa após o apito final. A recompensa veio em forma de um fantástico mosaico de LED da torcida.

 

Ficha técnica

Fortaleza 2x1 Bahia

Fortaleza: 4-2-4: Felipe Alves, G. Dias, Quintero, Bruno Melo e Carlinhos; Felipe e Araruna; Edinho (Tinga), Romarinho (Kieza), W. Paulista e Osvaldo (M. Alessandro). T: R. Ceni

Bahia: 4-2-3-1: Douglas, N. Paraíba, Wanderson, Juninho e Moisés; Gregore, Ronaldo (Fernandão) e J. Pedro (Lucca); Artur (Shaylon), Elber e Gilberto. T: R. Machado

Local: Arena Castelão, em Fortaleza

Data: 8/12/2019

Horário: 16 horas

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)

Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)

Cartões amarelos: Carlinhos, Gabriel Dias (FOR); Shaylon (BAH)

Público: 52.552 pagantes

Renda: R$ 875.696,00

Gols: Osvaldo (12min/1ºT), Artur (30min/1ºT) e Tinga (32min/2ºT)

38ª rodada

Resultados do Brasileirão

- Internacional 2x1 Atlético-MG

- Cruzeiro 0x2 Palmeiras

- Fortaleza 2x1 Bahia

- Corinthians 1x2 Fluminense

- Santos 4x0 Flamengo

- Vasco 1x1 Chapecoense

- Botafogo 1x1 Ceará

- Avaí 0x0 Athletico-PR

- Goiás 3x2 Grêmio

- CSA 1x2 São Paulo

O que você achou desse conteúdo?