Logo O POVO+
Goleada Alvinegra: Ceará bate o Barbalha por 5 a 0 na retomada do futebol
Esportes

Goleada Alvinegra: Ceará bate o Barbalha por 5 a 0 na retomada do futebol

|CAMPEONATO CEARENSE| Na retomada do futebol e estreia de Guto Ferreira, Ceará vence o Barbalha: 5 a 0
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Vina comemora gol e protesta contra o racismo (Foto: Pedro Chaves/FCF)
Foto: Pedro Chaves/FCF Vina comemora gol e protesta contra o racismo

Extremamente superior durante todos os 90 minutos, o Ceará goleou o Barbalha por 5 a 0 na manhã de ontem, jogo válido pelo Campeonato Cearense, sétima rodada. Na retomada do torneio, o Vovô jogou em seu Centro de Treinamento, no estádio Frazé Morais, em Itaitinga, e contou com gols de Lima (duas vezes), Vina, Charles e Tiago Pagnussat para consolidar o placar.

Campeonato Cearense: Atlético-CE vence Caucaia e garante vaga na Série D 2021

Com o resultado, o Alvinegro agora soma a excelente marca de 16 jogos de invencibilidade na temporada. No estadual, são 14 pontos e a vice-liderança, restando o Clássico-Rei da próxima quarta. A vitória também garantiu a classificação antecipada para as semifinais, que serão disputadas em jogo único. Já eliminado e sem chances de passar de fase, o Barbalha só cumpriu tabela.

O equilíbrio de forças entre as duas equipes dentro de campo pendeu, de forma previsível, ao Ceará. A fluidez nas jogadas do Vovô resultou em um domínio claro, com jogadas bem construídas, partida controlada e gols. O lado de esquerdo do campo foi o mais explorado nos primeiros minutos do jogo, favorecendo os cruzamentos de Bruno Pacheco e as infiltrações de Lima.

Aos 9 minutos, Vina cobrou escanteio pela esquerda. A bola desviou na zaga do Barbalha e sobrou para Lima, o melhor em campo nos primeiros 45 minutos, bater no alto, sem chances para o goleiro Geilson. Foi o primeiro tento marcado pelo atacante em 2020, e o segundo desde o seu retorno ao Alvinegro na última temporada.

No meio, o Ceará ia mantendo a superioridade com as boas interações entre Felipe Baxola e Vina. O camisa 29, inclusive, mandou duas bolas na trave: a primeira, um chute que foi no lado esquerdo do gol; a segunda, uma cabeçada que foi parar no travessão. Lima continuou tentando marcar mais uma vez, e tentou com uma batida de fora da área, que foi pela linha de fundo, e em finalização após bom passe de Rafael Sobis, parando nas mão de Geilson.

Aos 45 minutos, Bruno Pacheco e Lima construíram a jogada que resultou no segundo gol do Vovô na partida. Pela esquerda, o lateral partiu e encontrou o camisa 45 na grande área. Pensado rápido, Lima escorou para Vinícius, em jogada que lembra o futebol de Salão, e o meia bateu colocado no lado esquerdo do goleiro. Na comemoração, Vina cerrou o punho em homenagem ao movimento Black Lives Matter (vidas negras importam).

Na segunda etapa, o Vovô não demorou para ampliar. Aos 4 minutos, Ricardinho levantou na área e a zaga da Raposa afastou mal. Com presença de área, o volante Charles subiu e cabeceou para o fundo das redes, marcando com a camisa alvinegra pela primeira vez. Três minutos depois, virou goleada: Samuel Xavier ganhou jogada na direita e Lima escorou a bola para fazer seu segundo gol na partida.

A produção ofensiva do Ceará continuou em alta, enquanto o Barbalha poucas vezes conseguia passar do meio campo. Receita perfeita para o quinto gol do Vovô, marcado pelo zagueiro Tiago Pagnussat. O defensor saiu da defesa, recebeu bom passe de Baxola pela direita e acertou uma bomba que o goleiro Geilson aceitou. Após o tento, o técnico Guto Ferreira fez as primeiras três substituições de cinco possíveis: tirou Vina, Ricardinho e Bruno Pacheco e colocou Wescley, Fernando Sobral e Alyson.

Em seguida, o centroavante Bergson e o ponta Mateus Gonçalves também foram acionados pelo treinador. O jogo estava sob controle e Bergson poderia ter ampliado, mas acertou a trave. Foi o último lance de perigo do Ceará, que encerrou sua volta ao futebol com um grande placar e um grande desempenho.

 

O que você achou desse conteúdo?