Logo O POVO+
Ceará volta ao Castelão para receber o Grêmio na estreia em casa pelo Brasileirão
Esportes

Ceará volta ao Castelão para receber o Grêmio na estreia em casa pelo Brasileirão

Enfrentando um Tricolor desfalcado, Alvinegro busca a primeira vitória pela Série A 2020, após estreia com derrota para o Sport-PE, no Recife
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Vinícius voltou a ser opção do técnico Guto Ferreira e pode ser titular contra o Bahia (Foto: Aurélio Alves)
Foto: Aurélio Alves Vinícius voltou a ser opção do técnico Guto Ferreira e pode ser titular contra o Bahia

O foco agora é na reabilitação. Após derrota para o Sport-PE na abertura da Série A do Brasileiro, o Ceará tem a chance hoje de pontuar pela primeira vez no Campeonato. O adversário da vez é o Grêmio-RS, uma das equipes mais fortes do Brasil. O jogo está marcado para as 21h30min na Arena Castelão — onde o time não joga desde 19 de julho, quando venceu o Ferroviário por 1 a 0, na semifinal do Estadual.

Na primeira rodada, o Vovô perdeu para o Sport por 3 a 2 no Recife, enquanto o Imortal triunfou em casa contra o Fluminense-RJ por 1 a 0. Na tabela de classificação, o Ceará ocupa a 16ª colocação sem nenhum ponto, enquanto que o Grêmio figura na quarta posição com três. Oito equipes ainda não completaram a primeira rodada, com adiamentos para finalização de Campeonatos Estaduais e por casos confirmados do novo coronavírus em atletas de um dos times. 

Para tentar pontuar pela primeira vez no certame, o Vovô não vai poder contar com dois jogadores do setor ofensivo. O meia Lima, que vem entrando nos jogos mais recente, e o atacante Leo Chú, que só fez duas partidas oficiais pelo Ceará, não podem enfrentar o Grêmio, visto que são jogadores do clube gaúcho.

Esses dois atletas, porém, não são do time titular. O problema é que o técnico Guto Ferreira tem Vina e Leandro Carvalho, figuras recorrentes entre os 11 iniciais, como dúvidas para o confronto. O meia sente dores na posterior da coxa direita, enquanto o atacante não estava 100% fisicamente para enfrentar o Sport e, portanto, nem viajou para Recife.

Sobre a partida contra o Leão da Ilha, inclusive, o volante Charles falou em coletiva de imprensa que o Ceará não pode repetir os mesmos erros contra o Grêmio. Formado nas bases do Internacional-RS, maior rival gremista, o gaúcho de 24 anos admitiu equívocos na partida.

"A gente entrou um pouco apático, não tivemos movimentações que costumamos ter, que tivemos nos outros jogos. Ficamos muito parados. Isso ficou muito preso na marcação do adversário, mas estamos ajustando isso para que não aconteça contra o Grêmio", comentou, em áudio disponibilizado pelo clube.

Adversário do Ceará, o Grêmio viajou a Fortaleza sem contar com nove jogadores, dos quais oito são tidos como importantes para o elenco: o goleiro Vanderlei, os zagueiros Paulo Miranda, Pedro Geromel e Kannemann, o lateral-direito Victor Ferraz, os volantes Maicon e Matheus Henrique, o meia Jean Pyerre e o atacante Diego Souza. Desses, apenas Paulo Miranda não é titular. As informações são da Rádio Gaúcha. 

Em cima disso, o técnico Renato Portaluppi deve montar uma equipe mista, sendo a maioria de reservas. Apenas os atacantes Pepê e Alisson e o lateral-esquerdo Cortez devem ser mantidos no 11 inicial, sendo todos os outros oito jogadores reservas. 

O cearense Éverton Cebolinha, de saída para o Benfica, de Portugal, também não faz mais parte do elenco tricolor e, portanto, não enfrenta o Ceará. O atleta também não tinha jogado no embate do fim de semana contra o Fluminense, visto que estava resolvendo partes burocráticas para a ida a Lisboa. Pepê, também da base gremista, é o substituto natural do atacante formado nas categorias de base do Fortaleza.

Ficha técnica

Ceará

4-2-3-1: Fernando Prass; Samuel Xavier, Klaus, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Charles e Fabinho; Sobral, Vina (Sobis) e Leandro Carvalho (Jacaré); Cléber. Téc.: Guto Ferreira

Grêmio

4-2-3-1: Paulo Victor; Orejuela, Rodrigues, David Braz e Cortez; Lucas Silva e Darlan; Alisson, Thaciano (Thiago Neves) e Pepê; Isaque. Téc.: Renato Portaluppi.

Data: 12/8/2020

Horário: 21h30min

Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE

Árbitro: Dawson Fernando Freitas da Silva/PA

Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz/MS e Helcio Araújo Neves/PA

VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira/MG

Transmissões: TV Verdes Mares, Premiere, Rádio O POVO CBN nas frequências FM 95.5 e AM 1010, CBN Cariri 93.5 e tempo real no portal www.opovo.com.br/esportes

 

Outros jogos desta quarta-feira

Athletico-PR x Goiás

Atlético-MG x Corinthians

Bragantino x Botafogo

Bahia x Coritiba

Atlético-GO x Flamengo

Fluminense x Palmeiras

 

O que você achou desse conteúdo?