Logo O POVO+
Ceará abre o placar, cede o empate ao Grêmio e marca primeiro ponto no Brasileirão
Esportes

Ceará abre o placar, cede o empate ao Grêmio e marca primeiro ponto no Brasileirão

Alvinegro marcou com Cléber no primeiro tempo, mas Thaciano igualou na segunda etapa, no Castelão sem público
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Thaciano, do Grêmio, e Charles, do Ceará, disputam bola no meio de campo
 (Foto: LC Moreira/AE)
Foto: LC Moreira/AE Thaciano, do Grêmio, e Charles, do Ceará, disputam bola no meio de campo

O Ceará saiu na frente diante do Grêmio, com gol de Cléber, na etapa inicial, mas cedeu o empate no segundo tempo. No apito final, Alvinegro e Tricolor deixaram o campo do Castelão, na noite de ontem, na igualdade em 1 a 1. Resultado dá o primeiro ponto ao Vovô na Série A 2020.

Antes de a bola rolar, as atenções ficaram voltadas para as escalações de Ceará e Grêmio, que confirmaram os desfalques de 11 titulares — três do lado Alvinegro e oito do Tricolor.

Quando o árbitro — Caio Max, que substituiu Dewson Fernandes — apitou o início do confronto, o que se viu foi o Vovô apostando na marcação com linhas próximas e tentando encurtar os espaços para o rival, estratégia adotada com êxito no título da Copa do Nordeste. Com a ausência de Vinícius, Guto Ferreira optou por reforçar o meio de campo com Fernando Sobral, Charles e William Oliveira, além de ter a recomposição dos pontas Mateus Gonçalves e Leandro Carvalho.

Os gaúchos tinham a iniciativa da partida e o controle da posse de bola. Rondavam o sistema defensivo do Ceará à procura de espaço através de triangulações. No primeiro tempo, o Imortal teve três chances claras de gol, mas Fernando Prass salvou.

Apesar da estratégia de marcação, o Ceará buscava jogadas trabalhadas no setor ofensivo e teve a mesma quantidade de chances claras do adversário. Entretanto, foi mais eficiente. De três, colocou uma na rede com Cléber, de cabeça, aproveitando a bola parada, uma das armas do Alvinegro de Guto Ferreira.

O gol do centroavante premia mais uma boa partida com a camisa do Vovô. O atacante de 23 anos, que recebeu olhares desconfiados por ter sido contratado após se destacar no Campeonato Cearense pelo Barbalha, marcou o quarto tento em sete jogos pelo clube do Porangabuçu e está atrás apenas de Vinícius (6) e Rafael Sobis (5) na artilharia do elenco — os demais têm bem mais partidas pelo clube.

"Estou muito feliz com essa sequência. Agradeço muito os companheiros por estarem dando essa oportunidade para que eu faça o gol", afirmou ele.

No segundo tempo, o Grêmio aumentou a intensidade e passou a pressionar a equipe mandante. De tanto "martelar" a defesa cearense, o time gaúcho chegou ao empate com Thaciano. A torcida — nas redes sociais, já que a pandemia impede público no estádio — reclamou de suposta falta em Fernando Sobral na origem do lance, mas o árbitro mandou seguir.

Para tentar o triunfo, Guto renovou a energia do escrete alvinegro lançando Jacaré, Fabinho, Bergson, Rafael Sobis e Eduardo. O time do Porangabuçu até que tentou, passou a pressionar os gremistas na reta final, mas não conseguiu converter o momento positivo em gol.

Vale ressaltar que o empate se deve bastante às atuações dos goleiros Fernando Prass e Paulo Victor. O arqueiro do Vovô defendeu sete de oito arremates na direção do gol, enquanto o companheiro de posição do Imortal segurou quatro de cinco arremates.

O Ceará volta a campo no domingo para embate complicado, fora de casa, contra o Atlético-MG, que está invicto na Série A ao vencer o Flamengo-RJ e o Corinthians-SP. Já o Grêmio encara justo o Timão, no sábado.

| LEIA TAMBÉM SOBRE O CEARÁ |

> Torcedores do Ceará montam mosaico no Castelão em homenagem ao bicampeonato da Copa do Nordeste 

> Ceará apresenta bom volume de finalizações nos primeiros jogos do Brasileirão

> Mais notícias sobre o Ceará 

https://www.opovo.com.br/esportes/futebol/times/ceara/2020/08/12/cbf-altera-arbitragem-de-duelo-entre-ceara-e-gremio.html

Ficha técnica

Ceará 1x1 Grêmio

Ceará

4-2-3-1: Prass; Samuel (Eduardo), L. Otávio, Lacerda e Alyson; Charles e W. Oliveira (Fabinho); F. Sobral, L. Carvalho (Jacaré) e M. Gonçalves (Bergson); Cléber (Sobis). Téc: Guto Ferreira

Grêmio

4-2-3-1: P. Victor; Orejuela, Rodrigues, D. Braz e Cortez; Lucas Silva (T. Neves) e Darlan; Alisson, Thaciano (Ruan) e Pepê; Isaque (Patrick). Téc: R. Portaluppi

Gols: 43MIN/1T - Cléber; 26MIN/2T - Thaciano

Data: 12/8/2020

Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE

Árbitro: Dawson Fernando Freitas da Silva/PA

Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz/MS e Helcio Araújo Neves/PA

VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira/MG

Cartões amarelos: Leandro e Prass (CEA); L. Silva (GRE)

Jogo sem renda e público por ter sido realizado com portões fechados em virtude da pandemia do novo coronavírus

 

O que você achou desse conteúdo?