Logo O POVO+
Ceará encara o Brusque para carimbar classificação na Copa do Brasil
Esportes

Ceará encara o Brusque para carimbar classificação na Copa do Brasil

Alvinegro busca, contra os catarinenses, vaga nas oitavas de final e a cota de mais de R$ 2 milhões na competição. Vovô pode avançar até com derrota por um gol de diferença
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Sobis é favorito para assumir a vaga de Cléber no ataque do Ceará (Foto: AURELIO ALVES)
Foto: AURELIO ALVES Sobis é favorito para assumir a vaga de Cléber no ataque do Ceará

Dois milhões e seiscentos mil reais estão em disputa durante 90 minutos. O Ceará entra em campo hoje, às 21h30min, no Castelão, para carimbar a classificação às oitavas de final diante do Brusque e garantir a cota milionária da Copa do Brasil.

O Vovô começa a partida com a vantagem no placar. A condição é devido à vitória por 2 a 0 no jogo da ida contra o adversário, em Santa Catarina, há uma semana. Portanto, o Alvinegro do Porangabuçu pode perder por até um gol de diferença e ainda assim fica com a vaga nas oitavas de final, fase que não atinge desde 2015.

Além da vantagem, o Ceará tem um trunfo no banco de reservas: Guto Ferreira. Com currículo "copeiro", o treinador colocou à prova o histórico positivo e tem 100% de aproveitamento em confrontos eliminatórios no clube cearense em 2020. O escrete alvinegro, sob o comando do "Gordiola", venceu os sete duelos de "mata-mata" nesta temporada, com classificações em Campeonato Cearense e Copa do Brasil, além do título da Copa do Nordeste.

Apesar dos pedidos de torcedores para que o técnico poupe jogadores titulares, a ideia é pouco provável de se concretizar diante da importância da partida contra o Quadricolor. Ademais, o time não teve atuação satisfatória na derrota para o então lanterna da Série A, o RB Bragantino, na última rodada do Brasileirão, quando Guto poupou Fernando Sobral e William Oliveira.

A tendência é que o técnico mande a campo o que tem de melhor à disposição, inclusive com os retornos da dupla poupada na última partida. O único desfalque confirmado, situação já habitual na Copa do Brasil, é o centroavante Cléber. Ele não pode defender o Ceará por já ter disputado a competição pelo Barbalha. Além dele, os reservas Jacaré e Alyson não serão relacionados pelo mesmo motivo.

A dúvida para o confronto decisivo é o lateral-direito Samuel Xavier. Ele sentiu desconforto muscular na última partida na Série A, e o clube não divulgou seu quadro de recuperação. Caso ele não jogue, Eduardo assume a vaga.

Rafael Sobis e Bergson voltam a brigar pela posição de titular na vaga no comando de ataque. Até o momento, Guto tem dado preferência para o experiente jogador de 35 anos, que não vive boa fase. Desde a retomada dos jogos em meio à pandemia, em julho, o dono da camisa 11 não balançou mais as redes e perdeu a titularidade para Cléber.

A expectativa para o jogo da volta contra os catarinenses é por um desempenho mais seguro do sistema defensivo. Fora os quatro gols sofridos para o RB Bragantino, quantidade inédita na temporada, o Ceará deu bastante espaço para o Brusque no duelo em Santa Catarina. Não fosse a pontaria descalibrada dos jogadores do Marreco, o placar poderia ter sido outro.

A equipe catarinense teve quase o dobro de finalizações que os cearenses na partida da ida. Entretanto, apenas quatro foram na direção do goleiro Fernando Prass. O Ceará, com três chutes certos, conseguiu marcar os dois gols da vitória.

Em busca da virada, o técnico Jerson Testoni tem o desfalque de Thiago Alagoano, principal destaque do time, que cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

Ceará x Brusque 

Ceará
4-2-3-1: Prass; Eduardo (Samuel), L. Otávio, Lacerda e B. Pacheco; William e Charles; Sobral, Vina e Leandro; Sobis. Téc: Guto Ferreira

Brusque
4-2-3-1: Zé Carlos; Edílson, É. Alemão, Ianson e Airton; Zé Mateus e R. Potiguar; Alex Sandro, Eliomar e Marco Antônio; Garcez. Téc: Jerson Testoni

Data: 23/9/2020
Horário: 21h30min
Local: Castelão-CE
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim-AL
Assistentes: Esdras Mariano de Lima Albuquerque-AL e Brigida Cirilo Ferreira-AL
Transmissão: Globo e Rádio O POVO CBN

O que você achou desse conteúdo?