Logo O POVO+
Fortaleza cresce no segundo tempo e arranca empate do Santos na Vila Belmiro
Esportes

Fortaleza cresce no segundo tempo e arranca empate do Santos na Vila Belmiro

Com o resultado, Tricolor emenda quatro jogos consecutivos sem derrota no Brasileirão. Os dois gols foram marcados de cabeça por laterais-direitos: Madson e Gabriel Dias
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
No primeiro tempo, Osvaldo jogava praticamente só; no segundo, Fortaleza melhorou (Foto: FABRÍCIO COSTA / AE)
Foto: FABRÍCIO COSTA / AE No primeiro tempo, Osvaldo jogava praticamente só; no segundo, Fortaleza melhorou

O Fortaleza arrancou mais um ponto jogando fora de casa na Série A do Brasileiro. Ontem, na Vila Belmiro, o Leão ficou no 1 a 1 com o Santos-SP e os dois permaneceram colados na classificação, com o Peixe em 8º, com 17 pontos e o Tricolor logo abaixo, com 16.

Com o resultado, o Fortaleza chegou a quatro jogos consecutivos na Série A sem derrota, tendo faturado 8 dos últimos 12 pontos disputados. O time agora vai virar a chave e focar no primeiro jogo da final do Campeonato Cearense, contra o Ceará, na quarta-feira, 30, no Castelão.

O empate na Vila foi fruto de uma mudança de postura do Tricolor no segundo tempo. Na primeira etapa, somente Osvaldo conseguiu finalizar. Primeiro ele, arriscou de fora da área e assustou o goleiro João Paulo. Depois, levantou bola para Wellington Paulista desviar, mas o centroavante chegou atrasado. A bola quicou no gramado e pegou na trave.

Todo o restante do primeiro tempo foi do Santos. A equipe do técnico Cuca empurrava o Fortaleza para trás e, mesmo quando conseguia roubar bolas, o Leão tinha dificuldade de ligar os contra-ataques. A posse de bola santista nem era tão expressiva (53%), mas o mapa de calor denunciava que ela acontecia no campo de ataque. Com Marinho e Soteldo abertos pelas pontas, o Peixe abusava das inversões e atacava pelos dois lados.

Felipe Alves defendeu boas finalizações de Marinho, pegando de primeira, na grande área; e de Arthur Gomes, na estrada da pequena área. Ele contou ainda com a trave, que parou cabeçada de Kaio Jorge. Mesmo com o volume de jogo, o gol do Santos só saiu aos 40 minutos. Marinho cobrou falta da direita e Madson mergulhou para cabecear e balançar a rede.

Com o Leão inofensivo no ataque, Rogério Ceni já voltou com Yuri César na vaga de Wellington Paulista. O ímpeto do garoto combinou com a postura do time e, com dez minutos, o Fortaleza já acumulava quatro finalizações e um gol.

Logo no primeiro lance, Osvaldo arriscou de fora da área e conseguiu um escanteio. Juninho cobrou fechado e Gabriel Dias, entre dois zagueiros, na primeira trave, desviou a bola para a meta.

O Tricolor teve a chance de ficar à frente no placar no minuto seguinte, quando Yuri César fez boa jogada individual e serviu David, na grande área, pela direita. Ele acertou o lado de fora da rede.

Pela qualidade do elenco, no entanto, o Santos foi se reencontrando na partida. Madson, após uma "puxeta" entre dois defensores, e Marinho, de voleio, quase desempataram, aos 5 e 10 minutos do segundo tempo.

Apesar de utilizar muito os lados, pela característica do elenco, o Santos não estava tendo sucesso nos cruzamentos. Segundo o SofaScore, de 34, apenas sete foram corretos. Restava ao Tricolor, então, conter a construção de jogadas do adversário pelo meio. Ceni, então, colocou Ronald para atuar ao lado de Felipe e Juninho, sacando Osvaldo.

Nos minutos seguintes, o Santos não conseguiu criar jogadas de perigo, mas, em compensação, o contra-ataque do Fortaleza também ficou comprometido. Para além de dois chutes em momento diferentes e para fora de Felipe Jonatan e Kaio Jorge, o Peixe só conseguiu emendar sequência de ataques entre os 39 e 41 minutos. Felipe Alves defendeu um, Soteldo isolou outro e Raniel, embaixo da trave, errou. O Tricolor teve apenas mais um contra-ataque, com Yuri e Fragapane, que não chegou a ter conclusão.

Santos 1x1 Fortaleza

Santos
4-3-3: João Paulo; Madson (Pará), Alex, Luan Peres e Felipe Jonatan; Pituca, Jean Mota (Sánchez) e Arthur Gomes (Raniel); Marinho, Soteldo (L. Braga) e Kaio Jorge (L. Lourenço). Téc: Cuca

Fortaleza
4-3-3: Felipe Alves; Gabriel Dias, Jackson, Paulão e Carlinhos; Felipe (Fragapane), Juninho e David (Marlon); Romarinho, Osvaldo (Ronald) e W. Paulista (Yuri). Téc: Rogério Ceni

Local: Vila Belmiro, em Santos-SP
Data: 27/9/2020
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
Cartões amarelos: Felipe Jonatan (SAN); Romarinho (FOR)
Gols: 40min/1T - Marinho cobra falta da direita e Madson mergulha para cabecear; 2min/2T - Juninho cobra escanteio e Gabriel Dias cabeceia na primeira trave
Público e renda: jogo de portões fechados em decorrência da pandemia do novo coronavírus

SÉRIE A: Gols de Santos 1 x 1 Fortaleza

O que você achou desse conteúdo?