Logo O POVO+
Com bom retrospecto diante do Flu, Ceará quer melhorar campanha como visitante
Esportes

Com bom retrospecto diante do Flu, Ceará quer melhorar campanha como visitante

Há quatro jogos sem perder para o time carioca, Alvinegro tenta voltar a vencer fora de casa para subir na classificação da Série A
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Sem Samuel Xavier e Eduardo, Fabinho deve assumir vaga na lateral direita (Foto: Aurelio Alves/ O POVO)
Foto: Aurelio Alves/ O POVO Sem Samuel Xavier e Eduardo, Fabinho deve assumir vaga na lateral direita

Ao entrar em campo hoje, no Maracanã, às 19 horas, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Ceará terá duas missões: manter o recente histórico positivo contra o Fluminense-RJ, adversário da vez, e melhorar a campanha como visitante na atual edição da competição.

Desde que retornou à Série A, em 2018, o Vovô soma quatro confrontos contra o Tricolor das Laranjeiras, com dois triunfos e dois empates. Na primeira temporada, vitória por 1 a 0, no PV, e empate sem gols no Rio de Janeiro. Em 2019, cariocas e cearenses ficaram no 1 a 1 no primeiro duelo, e o Alvinegro levou a melhor no returno: 2 a 0 na Arena Castelão.

"Espero o Fluminense sempre forte dentro de casa, e nós temos que nos preparar para o melhor Fluminense possível. E buscar fazer o nosso melhor jogo para superar o melhor Fluminense que vier", ponderou o técnico Guto Ferreira.

Em contrapartida, o Ceará ainda não conseguiu ser um visitante desagradável neste Brasileirão. Em sete partidas longe da Capital, foram cinco derrotas, um empate e apenas um resultado positivo — o 2 a 0 sobre o Atlético-GO, pela sexta rodada. Com apenas 19% de aproveitamento, a equipe tem a terceira pior campanha fora de casa. O grande trunfo, portanto, é como mandante, condição na qual já conseguiu quatro vitórias e tem o sétimo melhor rendimento.

"Temos que voltar do Rio de Janeiro pontuando. É um campeonato difícil, todo jogo é uma final", afirmou o meia Vina, artilheiro alvinegro no certame, com quatro gols.

Para tentar voltar a vencer como visitante após quatro jogos, o Alvinegro não poderá contar com os laterais-direitos Samuel Xavier e Eduardo e o zagueiro Luiz Otávio, todos suspensos, além do próprio Guto, que cumpre punição por acúmulo de cartões.

Sem as duas peças do elenco à disposição, o lado direito da defesa deve ser ocupado pelo volante Fabinho, dando vez ao jovem Kelvyn no meio-campo. Na zaga, Eduardo Brock ganha mais uma oportunidade.

"Nós temos que exaltar os guerreiros que vão para a luta. Pode ter certeza que o Ceará tem grandes guerreiros para poder suprir e confiança total neles para que possa ter um time encorpado e fazer uma grande partida", garantiu o treinador.

O adversário alvinegro, por sua vez, terá retornos para o duelo no Maracanã. Os veteranos Nenê e Fred, poupados no meio de semana, e o lateral-esquerdo Danilo Barcelos, que cumpriu suspensão, retornam ao time. Invicto há cinco jogos e na luta por uma vaga no G-4, o Fluminense é comandado por Odair Hellmann, que sucedeu Guto Ferreira no comando do Internacional-RS, em 2017.

Fluminense x Ceará

Fluminense
4-3-1-2: Muriel; Igor Julião, Nino, Digão e Danilo Barcelos; Dodi, Hudson, Yago; Nenê; Luiz Henrique e Fred
Técnico: Odair Hellmann

Ceará
4-2-3-1: Fernando Prass; Fabinho, Tiago Pagnussat, Eduardo Brock e Bruno Pacheco; Charles, Kelvyn (Ricardinho), Fernando Sobral, Vina e Léo Chú; Rafael Sobis
Técnico: Guto Ferreira

Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro
Data: 17/10/2020
Horário: 19h (horário de Fortaleza)
Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Assistentes: Clovis Amaral da Silva (PE) e Ricardo Bezerra Chianca (PE)
VAR: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Transmissão: PFC, Rádio O POVO CBN e Tempo Real no O POVO Online

O que você achou desse conteúdo?