Logo O POVO+
Queda de desempenho do Ferroviário na Série C passa por setor defensivo
Esportes

Queda de desempenho do Ferroviário na Série C passa por setor defensivo

Time coral foi vazado seis vezes nos últimos cinco jogos, mas zaga foi essencial na partida passada, vitória por 1 a 0 sobre o Remo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Zagueiro Vitão durante treino do Ferroviário, no no estádio Elzir Cabral. (Foto: Lenilson Santos/ Ferroviário)
Foto: Lenilson Santos/ Ferroviário Zagueiro Vitão durante treino do Ferroviário, no no estádio Elzir Cabral.

O Ferroviário iniciou a Série C com uma das defesas menos vazadas e assim permaneceu por boas rodadas. Do sétimo jogo em diante, porém, o cenário mudou. Antes com a permanência no G-4 fixa, a equipe viu, pouco a pouco, seu alicerce na zona classificatória perder força. O perigo de sair da zona de classificação à segunda fase nasceu justamente quando a equipe passou a sofrer mais gols.

Nos últimos cinco jogos disputados, o Tubarão tomou seis gols, tendo o placar do adversário zerado somente na vitória por 1 a 0 diante do Remo-PA, na rodada passada. No jogo em questão, contudo, muitas foram as chances que o adversário teve para marcar diante do Peixe. Com o desempenho recente, o time da Barra deixou de ser a equipe menos vazada do grupo A, sendo ultrapassada por Manaus-AM, Santa Cruz-PE, Vila Nova-GO e Remo.

A situação atual é oposta à do momento em que o clube enfrentou o Vila Nova-GO, próximo adversário, no primeiro turno do certame. À época, após golear o time visitante por 4 a 0, o técnico Marcelo Vilar rasgou elogios ao setor defensivo da equipe. 

"Costumo dizer que o alicerce de uma casa é quem dá sustentação a ela. E o alicerce de um time de futebol é a marcação, é o sistema defensivo. Hoje, a gente foi muito consistente", afirmou o treinador na ocasião. 

Para repetir o feito do primeiro duelo contra o Colorado, Vilar tem focado treinamento em transições defensivas e embate entre ataque e defesa. No entanto, boa parte dos problemas da defesa do Ferroviário tem se dado pelos muitos cartões recebidos e lesões de peças fundamentais. Para a próxima rodada, por exemplo, o time tem o desfalque do lateral-direito Gabriel Cassimiro, suspenso após levar o terceiro cartão e tem como dúvida o zagueiro Vitão, que se recupera de dor no nervo ciático e está fora há duas rodadas.

Com os treinamentos no setor defensivo, entretanto, o treinador espera que a equipe volte aos bons momentos da zaga. E nada melhor que um duelo diante de da quarta equipe que menos faz gol do torneio até o momento. 

 

 
O que você achou desse conteúdo?