Logo O POVO+
Série B vai terminar sem rebaixamento de nordestinos pelo segundo ano consecutivo
Esportes

Série B vai terminar sem rebaixamento de nordestinos pelo segundo ano consecutivo

Edição de 2021 da competição, no entanto, ainda não tem o número de clubes da Região definido, já que o CSA ainda briga por acesso e Bahia, Sport e Fortaleza tentam fugir do rebaixamento na Série A
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Vitória se livrou do rebaixamento na penúltima rodada, após vencer o Botafogo-SP por 1 a 0 no Barradão (Foto: Pietro Carpi / EC Vitória)
Foto: Pietro Carpi / EC Vitória Vitória se livrou do rebaixamento na penúltima rodada, após vencer o Botafogo-SP por 1 a 0 no Barradão

Pelo segundo ano consecutivo, nenhum time do Nordeste caiu da Série B para a Série C do Campeonato Brasileiro. O bloco de seis equipes da Região, no entanto, ainda pode aumentar ou diminuir para a próxima edição da Segundona, prevista para maio.

Uma das possíveis mudanças envolve o CSA-AL. O Azulão ainda briga para retornar à elite, mas chega à última rodada da Série B, que acontece amanhã, sem depender apenas de si. O time alagoano precisa vencer o Náutico-PE, que apesar de ser o 16º colocado não tem mais chances de cair, e torcer por um tropeço do Juventude-RS diante do Guarani-SP.

Os demais times da Região não aspiram mais nada na Série B. Na 7ª colocação, com 54 pontos, o Sampaio Corrêa-MA não consegue mais alcançar o grupo dos quatro promovidos (G-4). Já o CRB-AL, 10º, com 49 pontos, deve encerrar a competição pelo meio da tabela de classificação. Para o novato Confiança-SE, atual 14º (46pts), seguir na principal divisão de acesso ficou de bom tamanho. Os tradicionais Vitória-BA (45pts) e Náutico-PE (43pts) inspiravam campanhas melhores, mas terão de se contentar em não cair.

O número de nordestinos da próxima Série B também depende dos rebaixados na divisão principal. A seis rodadas do fim da Série A, pelo menos três clubes da região (Bahia, Fortaleza e Sport) lutam para evitar a queda.

Integrante do Z-4 do certame atualmente, o Bahia é o time do Nordeste com mais chances de rebaixamento (44,6%), segundo dados do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Clubes que estão atrás, como Coritiba-PR e Goiás, no entanto, ainda não jogaram a toalha e ameaçam complicar a situação na luta por permanência nesta reta final, colocando novamente em jogo vagas que pareciam já estar ocupadas por eles na zona de rebaixamento.

Na melhor das hipóteses, considerando o acesso do CSA e que nenhum nordestino caia para a Segundona, a Série A de 2021 poderia ter o recorde de cinco times da Região. Nessa condição, a Série B ficaria com também cinco representantes do Nordeste, porque os quatro times que subiram da Série C são de outras regiões (Norte, Centro-Oeste e Sul). Ascenderam da Terceirona: Remo, Vila Nova, Brusque e Londrina.

A rodada desta sexta-feira na Série B do Campeonato Brasileiro tem apenas duas definições em jogo. A primeira delas é o título, disputado por América-MG e Chapecoense-SC. Treinado por Lisca, ex-Ceará, o Coelho está na frente com dois gols marcados a mais e enfrenta o Avaí-SC — que ainda sonha com acesso — no estádio Independência (Horto), em Belo Horizonte. A Chape encara o Confiança, também em casa, e precisa vencer por um gol a mais de diferença ou torcer por tropeço do rival para levantar a taça. Ambas as partidas serão às 21h30min.

América-MG, Chapecoense e Cuiabá-MT só conhecerão o quarto classificado à Série A 2021 ao fim da rodada. O Juventude-RS precisa de vitória simples sobre o Guarani-SP em Campinas (SP) para subir. O CSA seca o rival, enquanto tenta superar o Náutico-PE. Já o Avaí não só precisa superar o líder América-MG, como precisa de derrota do time de Caxias do Sul e tropeço do Azulão.

Série B 2019
Rebaixados: Criciúma-SC, Londrina-PR, São Bento-SP e Vila Nova-GO
Promovidos: RB Bragantino-SP, Atlético-GO, Coritiba-PR e Sport-PE 

Série B 2020
Rebaixados: Figueirense-SC, Paraná, Botafogo-SP e Oeste-SP
Promovidos: América-MG, Chapecoense-SC, Cuiabá e +1 (Juventude-RS, CSA-AL ou Avaí-SC)

O que você achou desse conteúdo?