Logo O POVO+
Fortaleza toma susto, vira sobre o Coritiba em um minuto e deixa o Z-4
Esportes

Fortaleza toma susto, vira sobre o Coritiba em um minuto e deixa o Z-4

Com dois gols em um minuto, goleiro adversário expulso e novo pênalti desperdiçado, Leão bate Coxa por 3 a 1 no Castelão e respira fora da zona de rebaixamento
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O ataque do Fortaleza marcou 61,5% dos gols do Leão na temporada 2021 (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR O ataque do Fortaleza marcou 61,5% dos gols do Leão na temporada 2021

A urgência para somar três pontos no duelo dentro de casa fez a persistência superar as adversidades e assegurar um triunfo repleto de emoções — positivas e negativas. De virada, o Fortaleza venceu o Coritiba-PR por 3 a 1, ontem, na Arena Castelão, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, e saiu da zona de rebaixamento após duas rodadas.

O resultado positivo faz o Tricolor chegar aos 38 pontos e se garantir fora do grupo do descenso até a próxima rodada, quando realizará confronto direto contra o Vasco da Gama-RJ, quarta-feira, 10, às 19h15min, novamente no Gigante da Boa Vista.

Ainda sem o técnico Enderson Moreira à beira do campo, o Leão foi comandado pelo auxiliar Luís Fernando Flores. A escalação também teve novidades: o zagueiro Juan Quintero, o lateral-esquerdo Bruno Melo e o atacante Wellington Paulista reapareceram entre os titulares, além da permanência de Luiz Henrique, desta vez fazendo o papel de armador, em vez de volante.

O ímpeto ofensivo deu maior volume de jogo à equipe do Pici, que foi soberano na posse de bola e conseguiu criar boas oportunidades para balançar as redes. A ineficiência na conclusão, porém, voltou a assombrar o setor ofensivo tricolor. Ainda aos cinco minutos iniciais, Osvaldo deu bom passe em profundidade para David, que não conseguiu finalizar, e Wilson defendeu.

O camisa 11 do Fortaleza, aliás, gerou o primeiro balde de água fria da noite, quando sentiu dores musculares e foi substituído por Igor Torres. O jovem atacante teve boa oportunidade de abrir o marcador após receber passe de Gabriel Dias na área, mas chutou mal e viu nova defesa de Wilson.

No contra-ataque, o Coxa saiu na frente: o veterano Ricardo Oliveira recebeu lançamento com liberdade, saiu cara a cara com Felipe Alves e bateu forte no canto para marcar seu primeiro gol pela equipe paranaense. O lance foi revisado pelo VAR para checar possível impedimento milimétrico e o gol foi validado.

David teve nova oportunidade nos pés de balançar as redes, de frente para Wilson, mas o camisa 84 levou a melhor de novo. O camisa 17, entretanto, seria decisivo na virada relâmpago nos minutos finais da etapa inicial. Primeiro, fez o cruzamento que desviou em Nathan Silva e entrou no gol; depois, aproveitou bom passe de Luiz Henrique para finalizar no canto e conquistar a virada.

Na segunda etapa, o Tricolor manteve a postura ofensiva e buscava o terceiro gol quando sofreu nova baixa: David deixou o campo lesionado. A emoção ficou reservada para os minutos finais outra vez. Aos 38 minutos, Juninho cobrou falta cruzada, Paulão desviou de cabeça e Tinga tentou finalizar, mas acabou servindo Wellington Paulista, que, de letra, finalizou para marcar o terceiro gol e selar o triunfo — o primeiro de virada no Brasileirão 2020.

O experiente camisa 9 teve a oportunidade de transformar o placar em goleada, mas foi o terceiro jogador do Leão a desperdiçar pênalti em três jogos consecutivos — e o fez duas vezes. Na primeira chance, bateu fraco no canto direito e Wilson agarrou. O VAR revisou o lance e apontou adiantamento, o que rendeu o segundo cartão amarelo e a expulsão do arqueiro. O meia Sarrafiore foi para a meta e mergulhou para defender a segunda cobrança do centroavante na agitada partida.

| REPERCUSSÃO DE FORTALEZA X CORITIBA | 

David comemora fim do jejum de gols e celebra vitória sobre o Coxa

Auxiliar, Flores exalta reação do Fortaleza em triunfo e prega cautela na luta contra Z-4

Wellington Paulista alcança marca de 30 gols com camisa do Fortaleza em vitória diante do Coritiba

Igor Torres dedica vitória à torcida do Fortaleza: "Está sempre conosco"

Fortaleza x Coritiba-PR

Fortaleza
4-3-3: Felipe Alves; Gabriel Dias (Tinga), Quintero (Wanderson), Paulão e Bruno Melo; Felipe, Juninho e Luiz Henrique (Mariano Vázquez); Osvaldo (Igor Torres), Wellington Paulista e David (Carlinhos). Técnico: Luís Fernando Flores

Coritiba-PR
4-3-3: Wilson; Hugo Moura, Nathan Ribeiro, Rhodolfo e Mattheus Oliveira; Nathan Silva (Sarrafiore), Matheus Galdezani (Matheus Bueno) e Yan Sasse (Luiz Henrique); Cerutti (Nathan), Rafinha e Ricardo Oliveira. Técnico: Gustavo Morínigo

Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Data: 4/2/2021
Árbitro: Anderson Daronco/RS
Assistentes: Rafael da Silva Alves/RS e Michael Stanislau/RS
Gols: Ricardo Oliveira, aos 26 min/1ºT (COR); Nathan Silva (contra), aos 42 min/1ºT, David, aos 43 min/1ºT, e Wellington Paulista, aos 38 min/2ºT (FOR)
Cartões amarelos: Osman, Rafinha e Sarrafiore (COR); Paulão e Felipe (FOR)
Cartão vermelho: Rhodolfo e Wilson (COR)
Público e renda: jogo de portões fechados em decorrência da pandemia do novo coronavírus

O que você achou desse conteúdo?