Logo O POVO+
Ceará mira recuperação contra o São Paulo para manter vivo o sonho de Libertadores
Esportes

Ceará mira recuperação contra o São Paulo para manter vivo o sonho de Libertadores

Após duas derrotas consecutivas, Vovô cai na tabela e é ultrapassado por adversários diretos. Tricolor Paulista é o próximo adversário do Alvinegro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Goleiro do Ceará, Richard admite o desconforto após as derrotas seguidas (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Goleiro do Ceará, Richard admite o desconforto após as derrotas seguidas

O momento é de recuperação. Após duas derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro — algo que não acontecia desde setembro —, o Ceará concentra forças para reverter a situação diante do São Paulo, na próxima quarta-feira, 8, e se manter vivo na briga pela vaga na pré-Libertadores.

As derrotas para o Athletico-PR, em casa, e o Corinthians-SP, fora, considerados adversários diretos, impactaram diretamente a tabela. O Vovô caiu de oitavo para 12º, estacionando nos 45 pontos e vendo os rivais com os mesmos objetivos somarem pontos.

O Alvinegro de Porangabuçu foi ultrapassado pelos próprios algozes recentes, Furacão e Timão, além do RB Bragantino, que superou os cearenses na 30ª rodada, e do Santos-SP. A diferença ainda é pouca e pode ser revertida na próxima rodada. A vantagem dos quarteto à frente do Vovô de olho no G-8 varia de um a três pontos. Atualmente, o Corinthians é o oitavo, com 48 pontos, e ficaria com vaga na pré-Libertadores, caso se confirme um time extra na fase.

Titular do Ceará, o goleiro Richard reconheceu a oscilação negativa da equipe, em entrevista coletiva realizada ontem, e diz que mira a volta por cima contra o Tricolor Paulista.

"Foram duas derrotas bastante sentidas pelo nosso grupo. Apesar de estarmos com 45 pontos, a gente não está confortável com essa situação. A gente quer subir na tabela, crescer individualmente. A cobrança aqui no clube é sempre para isso, para vencer todos os jogos. O Ceará é uma grande equipe, montou um elenco para isso", comentou Richard.

A "grande oportunidade" para "retomar o caminho das vitórias", como ressaltou Richard, aparece contra um adversário que vive momento de queda na temporada. O São Paulo não venceu uma partida sequer em 2021, despencou na tabela da Série A, praticamente deu adeus à luta pelo título e demitiu o técnico Fernando Diniz.

Além do momento ruim do rival, o fator visitante é outro trunfo dos cearenses. Embora tenha perdido para o Corinthians na Neo Química Arena, quebrando a sequência invicta de seis jogos longe de seus domínios, o Alvinegro tem a quinta melhor campanha do campeonato fora de casa.

"A gente olha muito jogo a jogo, sabe das possibilidades, está encarando cada jogo como uma final para alcançar os objetivos traçados internamente. Temos um jogo muito difícil contra o São Paulo, mas já mostramos em algumas oportunidades que temos condições de vencer esses adversários que estão lá em cima, brigando por título. Vamos concentrados para fazer um grande jogo", comentou.

A sequência do Ceará para se despedir da Série A 2020 inclui ainda Fluminense-RJ, Botafogo-RJ e Coritiba-PR. 

QUADRO

CORINTHIANS - 8º (48 pontos)

(Casa) Athletico-PR
(Fora) Flamengo
(F) Santos
(C) Vasco
(F) Internacional

BRAGANTINO - 9º (47 PONTOS)

(C) Flamengo
(F) Sport
(F) Goiás
(C) Grêmio

ATHLETICO-PR - 10º (46 PONTOS)

(F) Corinthians
(C) Atlético-GO
(F) Grêmio
(C) Sport

SANTOS - 11º (46 PONTOS)

(F) Atlético-GO
(C) Coritiba
(C) Corinthians
(C) Fluminense
(F) Bahia

CEARÁ - 12º (45 PONTOS)

(F) São Paulo
(C) Fluminense
(F) Coritiba
(C) Botafogo

ATLÉTICO-GO - 13º (45 PONTOS)

(C) Santos
(F) Athletico-PR
(F) Palmeiras
(C) Coritiba

O que você achou desse conteúdo?