Logo O POVO+
Entre altos e baixos, Wellington Paulista e David assumem papel decisivo no Fortaleza
Esportes

Entre altos e baixos, Wellington Paulista e David assumem papel decisivo no Fortaleza

Artilheiros do Leão na temporada, atacantes marcaram em quase todos os triunfos na Série A e viram esperança de gols na luta contra a degola
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Artilheiro do Fortaleza nas últimas duas temporadas, Wellington Paulista renovou contrato até o fim de 2022 (Foto: Bruno Oliveira/Fortaleza EC)
Foto: Bruno Oliveira/Fortaleza EC Artilheiro do Fortaleza nas últimas duas temporadas, Wellington Paulista renovou contrato até o fim de 2022

Contestado desde o início do Campeonato Brasileiro, o setor ofensivo do Fortaleza teve diferentes formações com três treinadores — Rogério Ceni, Marcelo Chamusca e, agora, Enderson Moreira. O protagonismo, porém, não mudou, ficando por conta de David e Wellington Paulista. Entre críticas e gols, os atacantes são fator decisivo nos triunfos e esperança de bola na rede na disputa contra o rebaixamento.

No Pici desde 2019, o experiente centroavante já soma 30 tentos com a camisa tricolor, sendo 15 em cada temporada. Foram dois gols no Campeonato Cearense e outros quatro na Copa do Nordeste em 2020, além de nove bolas nas redes na atual edição da Série A. Wellington Paulista é, mais uma vez, o principal artilheiro do elenco na temporada.

O camisa 9 exerce papel de liderança no grupo e é reconhecido pelo poder de finalização. Com contrato até o final do Estadual, em maio, o centroavante chegou a ser cogitado pelo Cruzeiro-MG para as competições de 2021, mas o estafe do atleta garantiu ao O POVO não haver "sondagem ou qualquer proposta".

David, por sua vez, chegou ao Leão como a mais cara contratação da história do futebol cearense e viveu altos e baixos dentro e fora de campo. Ainda assim, marcou 11 vezes na temporada — duas vezes na Copa do Brasil, três no Nordestão e outras seis no Brasileirão. Na competição nacional, o atacante de 25 anos ainda deu quatro assistências.

Com multa rescisória milionária, o camisa 17 chegou a ser multado por quebrar o isolamento social e é cobrado pelas chances claras desperdiçadas, mas é o segundo principal goleador do clube do Pici na temporada e também é esperança de retorno financeiro em uma negociação futura.

Na luta contra a zona de rebaixamento, os gols da dupla serão ainda mais importantes. Os atacantes só deixaram de marcar em um dos nove triunfos do Fortaleza na Série A, na vitória por 1 a 0 sobre o Internacional-RS, assegurada pelo volante Felipe. O peso decisivo de WP9 e David foi fundamental no 3 a 1 sobre o Coritiba-PR, na última quinta-feira, 4, com um gol de cada.

"Se eu não me engano, (era um) jejum de nove jogos, e eu vivo de gols. Foi muito importante. Acredito muito nas coisas, nada acontece por acaso. Muito importante não só para mim, mas para o grupo. A gente é uma família, precisa um do outro. Vamos seguir em busca do objetivo", disse David.

O resultado positivo diante da equipe paranaense garantiu o Tricolor fora do grupo da degola até a próxima rodada, mas a disputa com Vasco da Gama-RJ, Bahia e Sport-PE segue acirrada a quatro jogos do fim do Brasileiro. O clube carioca, aliás, será o próximo adversário, quarta-feira, 10, às 19h15min, novamente no Castelão.

"Dá um alívio, dá para respirar um pouco. Lógico que não está nada decidido, mas é de suma importância essa vitória. Estávamos precisando, era o nosso objetivo. Vamos dar sequência para alcançar os nossos objetivos nessa reta final", projetou o camisa 17.

Artilheiros do Leão em 2020/2021

Wellington Paulista - 15 gols
Campeonato Cearense - 2 gols
Copa do Nordeste - 4 gols
Campeonato Brasileiro - 9 gols

David - 11 gols
Copa do Nordeste - 3 gols
Copa do Brasil - 2 gols
Campeonato Brasileiro - 6 gols

O que você achou desse conteúdo?